Abraham Weintraub e Fábio Wajngarten
Montagem iG
Abraham Weintraub e Fábio Wajngarten

O líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), apresentou um requerimento para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Fábio Wajngarten, sejam convocados para prestar esclarecimentos na Câmara. 

Leia também: Maia volta a criticar Weintraub: "Representa a bandeira do ódio"

Os dois requerimentos foram protocolados nesta segunda-feira (3) na Câmara. Molon pede que Weintraub   seja convocado para explicar os problemas no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. "Lamentavelmente, o Enem 2019 não foi conduzido da forma devida", afirma o deputado. "Logo após a divulgação dos resultados, em 17 de janeiro de 2020, quando o Ministro da Educação propalava tratar-se do 'melhor Enem da história', a realidade mostrou justamente o contrário, evidenciando diversos erros no processo, culminando com a divulgação de notas erradas e uma avalanche de críticas por parte dos candidatos, seus familiares e especialistas", argumenta. 

O líder da oposição também solicitou que o chefe da Secom preste esclarecimentos sobre contratações e gastos de recursos públicos com a comunicação social do governo. De acordo com uma reportagem da Folha de S.Paulo , Wajngarten teria se beneficiado do cargo para direcionar verba pública para negócios privados. 

O secretário também omitiu da Comissão de Ética da Presidência informações sobre as atividades de sua empresa antes de ser nomeado para o cargo. Molon pede que Wajngarten apresente a lista completa de contrantes. 

No último dia 27, o Ministério Público Federal em Brasília pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito criminal para investigar o secretário. A investigação visa apurar supostas práticas de corrupção passiva, peculato (desvio de recursos públicos feito por funcionário público, para proveito pessoal ou alheio) e advocacia administrativa (patrocínio de interesses privados na administração pública, valendo-se da condição de servidor). 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!