Bolsonaro sancionou pacote anticrime com 25 vetos e contrariou Moro ao manter  o 'juiz de garantias'
Agência Brasil
Bolsonaro sancionou pacote anticrime com 25 vetos e contrariou Moro ao manter o 'juiz de garantias'

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei do pacote anticrime com vetos a 25 dispositivos do texto aprovado pelo Congresso há duas semanas, mas manteve a criação do juiz das garantias, incluída pela Câmara dos Deputados. A decisão contraria o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro , um dos propositores do pacote.

Leia também: Em discurso de Natal, Bolsonaro diz que ano termina 'sem denúncias de corrupção'

A sanção ao projeto foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de terça-feira (24), mas o Palácio do Planalto avisou para a imprensa à 1h24m da madrugada desta quarta-feira (25). O presidente teria até o próximo dia 6 para sancionar ou vetar o pacote anticrime .

No sábado, Bolsonaro disse que o juiz das garantias era o único ponto ainda em debate na análise do projeto . Trata-se de uma magistrado que cuidaria da instrução processual, como a supervisão das investigações e a decretação de medidas cautelares. Nesta hipótese, outro juiz ficaria responsável pelo julgamento, analisando se o réu é ou não culpado. O presidente afirmou que Moro era contra sob o argumento que muitos municípios têm apenas um magistrado, mas que outros auxiliares da Presidência eram a favor.

Ele sinalizou ainda que a medida poderia ser positiva, porque "falam tanto em democracia" e "um juiz pode cometer absurdos na comarca dele". O texto da lei agora sancionada define o juiz das garantias como "responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais cuja franquia tenha sido reservada à autorização prévia do Poder Judiciário".

Em despacho com mensagem ao Congresso, Bolsonaro explicou que decidiu vetar o texto parcialmente "por contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade". Ele apontou que os dispositivos foram vetados após manifestações da Casa Civil, da Advocacia-Geral da União e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Leia também: Bolsonaro diz que perdeu parcialmente a memória após queda em banheiro

Entre os trechos vetados estão a limitação da prova de captação ambiental somente para a defesa, a triplicação da pena quando o crime for cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais da internet e a coleta de DNA apenas nos casos de crime doloso praticado contra a vida, liberdade sexual e crime sexual contra vulnerável.

Outro veto ao pacote anticrime foi à proposta incluída pelos parlamentares de que o emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido tornasse qualificado o crime de homicídio. Segundo o governo, a medida, sem qualquer ressalva, gera "insegurança jurídica" aos agentes de segurança pública, que poderiam ser "severamente processados ou condenados criminalmente por utilizarem suas armas", de uso restrito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!