Ex-presidente respondeu o ministro da Economia após declaração polêmica sobre o AI-5..
Agência Brasil
Ex-presidente respondeu o ministro da Economia após declaração polêmica sobre o AI-5..

Ao rebater comentário sobre o AI-5 feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a democracia não é "pacto de silêncio", tampouco de "submissão".

Leia também: Relator nega anular condenação de Lula em caso de sítio em Atibaia

Guedes fez a afirmação durante uma entrevista à imprensa em Washington nesta terça-feira, quando comentava sobre os distúrbios em países vizinhos ao Brasil. Ao alertar para riscos de quebra-quebra e condenar atos de vandalismo, o ministro lembrou a fala do deputado Eduardo Bolsonaro, que disse que se houvesse uma radicalização da esquerda, o país poderia ter um novo AI-5 .

O petista negou a pecha de que defenda manifestações com quebra-quebra nas ruas, mas disse que o país precisa de "agitação democrática".

"Quando o Guedes (ministro) comenta que pode ter um AI5 de volta, é preciso observar a grosseria dessa gente. Quem ganha as eleições pode fazer aquilo que está previsto em lei", afirmou Lula , em entrevista a jornalistas do portal 247 .

Leia também: "Inadmissível", diz Alcolumbre após fala de Paulo Guedes sobre AI-5

Você viu?

Para o ex-presidente, o governo Bolsonaro precisa saber lidar com críticas e com manifestações nas ruas. Ele também aproveitou para atacar Guedes.

"Eu não existo na política desde ontem, como Guedes . Não sou um anônimo. Existo desde 1975. De lá para cá, eu participei de todas as eleições, de todas as manifestações e você nunca viu um quebra-quebra", afirmou o petista, que ainda emendou:

"O povo não é obrigado a aceitar a venda de patrimônio público, o desmonte na educação. O povo tem que se manifestar. Então, o Lula está provocando agitação? Não. Eu quero agitação democrática. O povo tem que ir pra rua e dizer "não vai vender o BNDES". E se quiser vender tem que fazer um referendo".

Lula ainda foi perguntado sobre se tinha algum receio de que a declaração de Guedes poderia significar um pretexto para uma ruptura do governo com a democracia. Ao responder, o petista disse que a sociedade tem que ficar alerta e voltou a classificar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff como um golpe.

Leia também: Deputado cita exclusão de grupo de Whatsapp para recorrer à Justiça contra o PSL

"Passseata é manifestação da sociedade. Agora, o que esses trogloditas querem ? Eu acho que pode ser pretexto para golpe. Eu acho que a sociedade tem que ficar alerta. Eu acho que chega de inocência com o golpe da Dilma".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!