Ministra do Ministério da Mulher, da Familia e dos Direitos Humanos, Damares Alves
Luciano Claudino/Código19/Agência O Globo - 8.8.19
Ministra do Ministério da Mulher, da Familia e dos Direitos Humanos, Damares Alves

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves , anunciou nesta segunda-feira que todas a delegacias do país terão um atendimento especializado para mulheres. A ministra quer que funcionários de outras delegacias sejam treinados para realizar o atendimento em municípios sem uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher ( DEAM ). Damares afirmou que as delegacias terão uma sala para isso, "nem que seja uma salinha pequenininha", e que essas salas serão pintadas de rosa.

Leia também: Mulher é derrubada duas vezes e leva soco após discussão em bar; veja vídeo

"A partir de janeiro, preste atenção, todas as delegacias do Brasil também serão Delegacias da Mulher. Pronto! Vamos capacitar todos os agentes de delegacias do Brasil, todos os delegados. Nem que seja uma salinha desse tamanho, nem que seja uma salinha pequenininha, todas as salinhas desses país estarão capacitadas para receber mulheres. Detalhe: eu vou pintar as salinhas de cor de rosa. Yes!", disse Damares , durante cerimônia no Palácio do Planalto sobre o dia internacional do enfrentamento à violência contra a mulher.

Após o evento, Damares disse que a medida será implementada com a ajuda das secretarias de Segurança Pública dos estados. De acordo com a ministra, não há previsão para o término da capacitação.

"Vamos procurar, no primeiro momento, que o governo federal arque com o treinamento. Mas, claro, vai ter um momento em que a gente vai precisar trazer os estados e os municípios também para essa capacitação ", disse, acrescentando depois: "nós vamos começar em janeiro. Não tem prazo para encerrar. Mas vamos procurar fazer no menor prazo possível" .

A ministra disse que "de preferência" o atendimento nas delegacias comuns será feito por mulheres: "nas delegacias é muito comum o quadro estar bem misto entre homens e mulheres. Na delegacia que não tiver, vamos tentar fazer remanejamento. Mas a mulher se sente mais à vontade sendo atendida por uma mulher ".

As Delegacias das Mulheres foram criadas em diversos estados brasileiros a partir da década de 1980. Em 2006, a Lei Maria da Penha estabeleceu a "implementação de atendimento policial especializado para as mulheres, em particular nas Delegacias de Atendimento à Mulher" como uma das diretrizes da política de combate à violência contra a mulher.

Durante a cerimônia, o governo divulgou vídeos de uma campanha publicitária que incentiva denúncias de violência contra a mulher. As peças são estreladas pela dupla sertaneja Simone e Simaria.

De acordo com Damares, o governo também irá pintar de rosa dois navios que recebeu, e que ficarão na Amazônia e na Ilha do Marajó (PA) para "proteger as mulheres ribeirinhas".

"Temos ainda dois navios que nós ganhamos, que estavam parados, e que nós vamos pintar de cor de rosa e vão ficar na Ilha do Marajó e na Amazônia e esses dois navios serão a casa da mulher brasileira itinerante, e nós vamos proteger as mulheres ribeirinhas, mulheres que estavam esquecidas, mulheres que não tinham voz".

Leia também: Presos injustamente, homens são soltos após passarem 36 anos na cadeia

A ministra ainda citou diversas mulheres em cargos de comando para rebater a acusação de que o governo seria machista: "dizem por aí que esse é um governo machista . Pode uma coisas dessas? Todos os órgãos importantes da administração pública federal tem grandes mulheres no comando. Esse é um governo que tem um olhar diferenciado para a mulher".

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que é preciso "criar meios para dissuadir os agressores" de mulheres: "para as nossas mães, esposas e filhas todos os dias são especiais. Quando uma sofre uma agressão, física ou moral, todos nós sentimos. Mas nós temos que criar meios para dissuadir os agressores. Criar normas, leis, que os façam sentir, que os façam cada vez mais se arrependerem dos seus atos. É uma política que continua, que se acelera no nosso governo. Nos nós podemos viver sem elas. Elas são a luz, a vida e o amor para todos nós".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!