Tamanho do texto

Deputado defendeu um novo ato institucional em resposta à "esquerda radical"; presidente da Câmara repudiou a fala e defendeu punição

Maia arrow-options
Reprodução
Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) condenou, nesta quinta-feira (31), a declaração do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que defendeu um novo AI-5 em resposta à "esquerda radical". Para Maia, a fala do filho do presidente é "repugnante". 

"Manifestações como a do senhor Eduardo Bolsonaro são repugnantes, do ponto de vista democrático, e têm de ser repelidas como toda a indignação possível pelas instituições brasileiras", afirmou Maia , em sua conta do Twitter. 

O presidente da Câmara citou a Constituição Federal  e a Carta de 88 e definiu a declaração do deputado como "apologia à ditadura", defendendo punição. "A apologia reiterada a instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detêm as instituições democráticas brasileiras. Ninguém está imune a isso. O Brasil jamais regressará aos anos de chumbo", completou. 

Leia também: Ato Institucional número 5 marcou período mais duro da ditadura militar; entenda

A menção de Eduardo ao ato institucional que fechou o congresso e marcou o período mais violento da ditadura no Brasil foi feita durante entrevista à jornalista Leda Nagle, veiculada no canal do YouTube dela na manhã desta quinta-feira (31).

Leia também: Fala de Eduardo sobre AI-5 "une" partidos de esquerda e direita

Leia a nota de Rodrigo Maia na íntegra: 

"Uma Nação só é forte quando suas instituições são fortes.

O Brasil é um Estado Democrático de Direito e retornou à normalidade institucional desde 15 de março de 1985, quando a ditadura militar foi encerrada com a posse de um governo civil.

Eduardo Bolsonaro , que exerce o mandato de deputado federal para o qual foi eleito pelo povo de São Paulo, ao tomar posse jurou respeitar a Constituição de 1988.

Foi essa Constituição, a mais longeva Carta Magna brasileira, que fez o país reencontrar sua normalidade institucional e democrática.

A Carta de 88 abomina, criminaliza e tem instrumentos para punir quaisquer grupos ou cidadãos que atentem contra seus princípios - e atos institucionais atentam contra os princípios e os fundamentos de nossa Constituição.

O Brasil é uma democracia.

Manifestações como a do senhor Eduardo Bolsonaro são repugnantes, do ponto de vista democrático, e têm de ser repelidas como toda a indignação possível pelas instituições brasileiras.

A apologia reiterada a instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detêm as instituições democráticas brasileiras. Ninguém está imune a isso. O Brasil jamais regressará aos anos de chumbo.”


Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados