Tamanho do texto

Em 13 de dezembro de 1968, o governo do general Arthur da Costa e Silva baixou espécie de carta branca para punição de seus opositores políticos

Eduardo Bolsonaro arrow-options
Jorge William / Agência O Globo
Deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) falou em novo AI-5. Relembre o que foi o ato, que marcou período mais duro da ditadura militar

Na noite de 13 de dezembro de 1968, o governo do general Arthur da Costa e Silva , baixou o Ato Institucional número 5 (AI-5). O ano de 1968, conhecido como “o ano que não acabou” ficou marcado por sucessivos protestos contra a ditadura militar e foi considerado pelos militares como uma “resposta” a essas tensões. O ato institucional é considerado por historiadores como a medida mais dura dentro do regime militar e se constituiu em uma espécie de carta branca para o governo punir como bem entendesse os seus opositores políticos.

Nesta quinta-feira (31), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) voltou a falar sobre a ditadura militar e apresentou o  AI-5  como uma possível resposta ao que ele considera como "radicalização da esquerda" .

Entenda alguns dos principais pontos sobre o AI-5:

Ponto 1:

Com a medida, pessoas presas por crimes políticos ou contra a segurança nacional perderam o direito ao habeas corpus, ou seja, podiam ser presas por policiais sem mandado judicial indefinidamente.

Ponto 2:

O AI-5 aumentou os poderes do presidente da República para que ele, sem intermédio do Judiciário, pudesse decretar o fechamento do Congresso Nacional e intervir nos estados e municípios. A medida permitia ainda a cassação de mandatos parlamentares e suspensão dos direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos, entre outras coisas. O presidente também podia demitir ou aposentar servidores públicos.

Ponto 3:

Durante seus dez anos de vigência, o documento fundamentou a cassação dos mandatos de 110 deputados federais e de sete senadores, de 161 deputados estaduais, 22 prefeitos e 22 vereadores. No total, essas cassações descartaram arbitrariamente mais de seis milhões de votos. Por meio do AI-5, também foram cassados três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de professores universitários e pesquisadores. Todos críticos ao regime militar.

Ponto 4:

O congresso permaneceu fechado por 10 meses: seria reaberto apenas em outubro de 1969, para a realização das eleições presidenciais que acabariam conduzindo o general Emílio Garrastazu Médici à presidência e elegendo o vice Augusto Rademaker.