Jorge Kajuru (Cidadania-GO) é alvo de três denúncias no Conselho de Ètica do Senado, todas por depoimentos nas redes sociais
Waldemir Barreto/Agência Senado
Jorge Kajuru (Cidadania-GO) é alvo de três denúncias no Conselho de Ètica do Senado, todas por depoimentos nas redes sociais


No seu primeiro mandato como senador, o radialista Jorge Kajuru (Cidadania-GO) é o campeão de denúncias contra si no Conselho de Ética e Decoro (CEDP) do Senado. Das cinco representações enviadas para o CEDP, três são contra o parlamentar do Cidadania, duas por declarações dadas nas redes sociais.

Leia também: Jorge Kajuru vai se filiar ao quarto partido em menos de nove meses como senador

Duas das representações contra Jorge Kajuru foram feitas pelo também senador goiano Vanderlan Cardoso (PP). Na primeira, o parlamentar alega que em seu programa "A Voz do Senado", no Facebook, Kajuru criou uma imagem ruim de Vanderlan ao afirmar que o mesmo utilizava carro oficial e possuia seis funcionários, o que, segundo o parlamentar do PP, é mentira, já que o mesmo alega possuir uma funcionária.

Na segunda denúncia, Vanderlan afirma que Kajuru o chamou de "bilionário com negócios paralelos ao integrante do narcotráfico".

Leia também: Kajuru chama Vanderlan Cardoso de "bandido" e "covarde" após vitória no STF

Você viu?

A terceira denúncia contra o senador partiu do PSDB. O partido acusa Kajuru de quebrar o decoro ao afirmar, em entrevista à Veja  , que o governador de São Paulo João Doria é "a escória da escória".

Outras denúncias no Conselho de Ética

Além de Jorge Kajuru, outros dois senadores também foram denunciados ao Conselho de Ética e Decoro do Senado em outubro. Telmário Mota (PROS-RR) foi denunciado pelo ex-senador Romero Jucá, que o acusa de o ter xingado e difamado durante a sabatina com o embaixador do Brasil na Bósnia Herzegovina, Lineu Pupo de Paula.

Já o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi denunciado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL) por injúria contra o mesmo. O parlamentar cearense teria acusado o líder do PP na Câmara de ser um "achacador".

Leia também: Corrupção, briga e cuspe: quebra de decoro e por que ela é quase lenda no Brasil

O caminho das denúncias

Nenhuma das denúncias que chegaram ao Conselho de Ética e Decoro foram julgadas ainda. Todas, porém, foram encaminhadas pelo presidente do Conselho, Jaime Campos (DEM-MT) para apreciação da advocacia do Senado.

Caso a advocacia entenda que as denúncias estão bem formuladas, cabe ao presidente do Conselho indicar um relator para o caso, que dará um parecer. O Conselho, composto por 15 senadores, votam o parecer do relator e, caso a denúncia seja acatada, o parlamentar denunciado será julgado pelo Plenário do Senado, correndo o risco, inclusive, de ter o mandato cassado.

São raros, porém, os casos de cassações de mandato por quebra de decoro. Até hoje, apenas três senadores perderam mandato por quebra de decoro na história da República: Luiz Estevão (DF), Demóstenes Torres (GO) e Delcídio do Amaral (MS).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!