Alan Santos/PR - 6.9.19
"A gente não pode focar apenas em corrupção", diz Bolsonaro sobre novo PGR

O líder do PSL na Câmara , Delegado Waldir (GO), disse que o presidente Jair Bolsonaro está pressionando deputados para pedirem que ele seja substituído por Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente, na liderança.

Um grupo de deputados ligado ao presidente, como Bia Kicis (DF) e Carla Zambelli (SP), está colhendo assinaturas dos demais parlamentares para destituir Waldir de seu posto após o líder ter retaliado o governo nesta terça-feira.

Delegado Waldir retirou o líder de governo na Câmara, Major Vitor Hugo , da comissão especial da reforma da Previdência dos militares, assim como o deputado General Girão (RN). Com a alteração, o governo passou a defender uma emenda no projeto que gera gastos maiores para o governo.

"Eles (governo) ficaram extremamente preocupados, porque (nós) saímos em defesa dos praças, soldados, cabos, sargentos. Isso me parece que traz impacto financeiro, e os parlamentares que estavam até então nessa comissão defendiam apenas os oficiais, generais e nós fomos nessa comissão para a defesa de todos."

Leia também: 'Incomoda', diz ministro de Bolsonaro sobre retaliações do PSL

Waldir diz que o episódio foi uma "tempestade" e que recebeu uma ligação do ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo. Ramos teria pedido o retorno de Vitor Hugo à comissão, mas Waldir negou, segundo o relato dele mesmo.

Para angariar assinaturas em prol de Eduardo na liderança, os deputados bolsonaristas estariam, segundo Waldir, mostrando um áudio de Bolsonaro prometendo cargos e vantagens.

"Há a interferência direta do presidente da República, que quer a destituição minha da liderança do PSL. É algo muito claro, (um áudio) em que o presidente fala das vantagens de ser líder e diz que quer o filho dele, Eduardo, aqui na liderança, que teria o controle de cargos, de fundo partidário", disse Waldir.

Ao som de 'Ciumeira', Maia reúne PSL anti-Bolsonaro em churrasco para Frota

A ideia do abaixo-assinado é substituir o líder Delegado Waldir ainda nesta quarta-feira. Zambelli e outros deputados negam, porém, que estejam usando a voz do presidente da República.

"Não tem. Não existe isso. Mentira", disse.

A bancada do PSL está dividida. Na semana passada, Jair Bolsonaro se posicionou publicamente contra Luciano Bivar, presidente da sigla. Seus advogados acusaram o dirigente de fazer mal uso do fundo partidário. Dias depois, a Polícia Federal fez uma operação de busca e apreensão contra o pernambucano, o investigando pelo possível uso de candidaturas laranja nas eleições de 2018.

Como os deputados não podem abandonar a sigla sem serem acusados de infidelidade partidária, no entanto, formaram-se dois grupos que estão sem dialogar: os bolsonaristas, dissidentes, e os parlamentares ligados a Bivar, que manifestaram solidariedade a ele.

Leia também: Deputada do PSL "confessa" candidaturas laranjas ao tentar acusar adversários

"A bancada está água e óleo. Existe uma grande divisão na bancada e vejo que está acontecendo uma grande preocupação do Planalto. porque eu assumo uma posição extremamente independente. Não me ajoelho ao Planalto. Eu não sou empregado do presidente da República", diz Waldir.

"Essa independência do Parlamento preocupa o Executivo, e a gente vê que, nesse momento, existe uma quebra da constituição. O presidente da República rasga a Constituição e passa a interferir no Parlamento."

De saída do PSL? 

Os bolsonaristas estão reunidos no gabinete de Vitor Hugo na noite desta quarta-feira, tentando conseguir a assinatura de metade da bancada — 27 parlamentares — para destituir Waldir.

O deputado Lourival Gomes (PSL-RJ) se recusou a assinar, porque já havia dado a palavra a Waldir.

"Posso ficar sozinho, mas sou um homem de palavra", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!