Dados sigilosos de Bolsonaro foram acessados por
Alan Santos/PR - 1.9.19
Dados sigilosos de Bolsonaro foram acessados por "curiosidade" de servidor

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta sexta-feira (11) o servidor da Receita Federal Odilon Ayub por acessar dados fiscais sigilosos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em 2018. A denúncia foi feita pelo procurador Aldo de Campos Costa , do MPF no Espírito Santo . Odilon foi denunciado pelo crime de utilizar sua função para ter acesso a dado que deveria estar em segredo. A pena para esse crime varia entre dois e seis anos de prisão e multa.

De acordo com a denúncia, Odilon acessou os dados de Bolsonaro no dia 30 de outubro de 2018. Na ocasião, a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso e a Receita instaurou uma sindicância.

Leia também: Lava Jato inclui nome da mulher de analista da Receita em lista da Interpol

Segundo apurações realizadas pela corregedoria da Receita Federal, o servidor teria usado sua própria senha para entrar no sistema e visualizar os dados de Bolsonaro. Segundo a denúncia, Odilon teria acessado os dados de Bolsonaro para satisfazer sua “curiosidade” e foi considerada “descabida pelas autoridades fazendárias”.

Na época, o advogado e irmão de Odilon, Yamato Ayub, disse que tudo não teria passado de uma “brincadeira”. Também na época, outra irmã de Odilon, a deputada federal Norma Ayub (DEM-ES), divulgou uma nota afirmando que a conduta de Odilon não teve qualquer relação com a atuação política da parlamentar.

Leia também: Lava Jato identifica e-mail usado por analista da Receita para cobrar propina

A reportagem tentou contactar a defesa de Odilon, mas até o fechamento desta matéria, o advogado Yamato Ayub não atendeu às ligações.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!