Mourão disse que Bolsonaro quer evitar respingos com problemas de transparência no PSL
Renato Costa / FramePhoto / Agência O Globo - 22.8.19
Mourão disse que Bolsonaro quer evitar respingos com problemas de transparência no PSL

O vice-presidente, Hamilton Mourão , minimizou nesta sexta-feira (11) os recentes conflitos entre o presidente Jair Bolsonaro e o líder nacional do PSL , Luciano Bivar . Em viagem a Roma para participar da cerimônia de canonização de irmã Dulce no domingo, Mourão disse que as divergências entre os dois "é uma questão político-partidária". Segundo o vice, o presidente quer mais transparência no emprego da verba do fundo partidário do PSL para não "respingar na imagem dele".

Mourão explicou que "o PSL não era nada ano passado e se tornou tudo a partir do momento em que o presidente Bolsonaro foi candidato, foi vencedor". E lembrou que alguns dos eleitos pela legenda foram "extraordinários puxadores de voto", como Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente e o deputado mais votado do país.

Leia também: Bolsonaro vai pedir auditoria no PSL sobre uso dos recursos do fundo partidário

"Então esse grupo chegou, e havia um grupo mais antigo no partido, e obviamente hoje o partido tem um fundo partidário grande. O que o presidente está pressionando é para que haja transparência, compliance, no emprego desses recursos, porque ele sabe que qualquer emprego não correto irá respingar na imagem dele. Esta é a disputa ali dentro", afirmou.

O controle do fundo partidário está no centro da briga entre Bolsonaro e Bivar. Como segunda maior bancada da Câmara, o PSL vai receber no total este ano R$ 110 milhões do fundo. Em 2020, devido às eleições municipais, a verba pública para o partido de Bolsonaro poderá atingir R$ 500 milhões, se o Congresso conseguir aumentar a dotação do funco eleitoral como se planeja.

Você viu?

Nesta sexta-feira, Bolsonaro disse que vai pedir uma auditoria nas contas do PSL, por meio de um grupo de deputados, para avaliar como os recursos públicos recebidos pelo fundo partidário foram utilizados.

Leia também: Fundador do PSL, vida de cartola e força em Pernambuco: quem é Luciano Bivar

Em entrevista ao jornal o Globo, Bivar disse que acha "que o presidente não deve estar sendo bem aconselhado". E que essas essas pessoas estariam "vendendo ele como se fosse propriedade deles para forçar uma participação de domínio no partido e fazerem coisas que não são éticas".

Em Roma, o vice-presidente disse ainda que acredita que a relação de Bolsonaro com a imprensa deve melhorar e começar a ter "menos rusgas". Segundo Mourão, "entre setembro do ano passado e setembro deste ano, ele viveu entre a vida e a morte. Ele sofreu um atentado grave, ele teve várias cirurgias, onde ele poderia ter ido a óbito, todas tiveram algum tipo de complicação".

Leia também: Bivar sobre crise com Bolsonaro: "Querem o partido para fazer coisas não éticas"

— Então vejo que a partir de agora, quando ele passa a recuperar o domínio pleno das suas funções como ser humano, as coisas vão começar a melhorar, e a nossa relação como um todo com a imprensa vai tender a ser mais diplomáticas e menos de rusgas pra lá e pra cá.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!