Aviso de que o PSL não apoiaria mais o governo de Wilson Witzel entrou para a lista de encrencas envolvendo a sigla nos estados
Marcos Corrêa/PR
Aviso de que o PSL não apoiaria mais o governo de Wilson Witzel entrou para a lista de encrencas envolvendo a sigla nos estados

O aviso de Flávio Bolsonaro na semana passada de que o PSL não apoiaria mais o governo de Wilson Witzel (PSC) entrou para a lista de encrencas envolvendo a sigla nos estados. Além do Rio de Janeiro, o partido de Jair Bolsonaro coleciona tensões, disputas e falta de coesão em outras Assembleias Legislativas pelo País.

Leia também: PSL vai expulsar os deputados que não se afastarem de Wilson Witzel

Há casos de deputados do PSL se recusando a votar com o próprio governo, reclamações sobre postagens no Facebook e até relatos de ameaças e disputas por diretórios.

Em Santa Catarina, a deputada Ana Campagnolo e o governador Carlos Moisés nem sempre falam a mesma língua. No mês passado, Campagnolo votou a favor de suspender os decretos governamentais que extinguiam incentivos fiscais a agrotóxicos no estado. Ela vem de uma família de agricultores.

"Tendo que escolher a posição que defende o nosso presidente da República e a postura do nosso governador, eu escolhi ficar ao lado de Jair Bolsonaro", declarou a deputada em vídeo gravado para o seu canal no Youtube.

Ela afirmou que, "como membro do partido do governo do estado", deveria se posicionar a seu favor. Mas mudou de ideia ao saber que o deputado Fabiano da Luz (PT) votaria a favor do projeto de Moisés. O governador já foi atacado nas redes sociais pelo próprio eleitorado, sendo associado a "pautas esquerdistas" — tratamento que ele se queixa de não ser replicado a outros membros do governo que, segundo diz, agem da mesma forma que ele.

Um outro caso curioso também foi presenciado na Assembleia catarinense. O deputado Sargento Lima chegou a subir à tribuna para condenar uma postagem no Facebook feita por um assessor de seu correligionário, Jessé Lopes. O funcionário havia publicado que seu chefe era a "única voz sincera e sem compromisso de poder com a ilicitude" entre todos os parlamentares da assembleia. O comentário tirou Sargento Lima do sério.

Você viu?

Minas Gerais vivencia uma situação menos pública. Interlocutores se queixam da influência ainda exercida pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que deixou a presidência da sigla no estado. Após ter denunciado o esquema de candidaturas laranja em Minas, a deputada federal Alê Silva relatou ter sofrido ameaças do ministro.

O grupo de Álvaro Antônio permanece no poder no estado, segundo fontes que não quiseram ser identificadas. A reclamação se dá acerca da deposição de aliados da deputada do comando de diversos diretórios municipais. Alê Silva já declarou que "está só esperando" ser expulsa da legenda, o que ainda não aconteceu.

Já na Bahia, o desentendimento fica entre a deputada estadual Talita Oliveira e a deputada federal Dayane Pimentel. Talita reclama da falta de diálogo de Dayane com a base. Junto do candidato derrotado ao Senado Comandante Rangel, a parlamentar do estado também critica a adesão do PSL baiano ao governo de ACM Neto (DEM), do qual faz parte o marido de Dayane Pimentel.

Apesar de ter a maior bancada entre os estados, com 15 deputados, o PSL de São Paulo vive em relativa harmonia, dentro dos limites de discordância comuns em outras legendas. A coesão da bancada poderia ser maior, entretanto, não fosse a atuação quase independente de Janaina Paschoal.

Eleita com mais de dois milhões de votos, a maior votação da história, Paschoal ajudou a eleger muitos dos colegas do PSL em razão do coeficiente eleitoral — situação que causa uma espécie de "ciúme" para a bancada. Alguns acreditam que o eleitorado tão expressivo lhe deu moral para que cumpra a própria agenda, alheia aos acordos da legenda.

Leia também: Psol ao PSL: políticos se manifestam sobre morte de menina Ágatha

Em relação ao governo estadual, integrantes da bancada dizem que "inexiste relação de confiança" com João Doria (PSDB). O partido até agora, entretanto, tem atuado quase como base aliada, votando favoravelmente às pautas dos tucanos em muitas matérias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!