Membros do Conselho de Ética e Decoro do Senado foram escolhidos com sete meses de atraso
Roque de Sá Agência Senado - 18.9.19
Membros do Conselho de Ética e Decoro do Senado foram escolhidos com sete meses de atraso

Com sete meses de atraso , o Senado escolheu nesta quarta-feira (18) os novos membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar com mandato de dois anos. A instalação do colegiado, no entanto, deve acontecer nos próximos dias.

Os novos membros do Conselho de Ética são os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Gomes (MDB-PI), Marcelo Castro (MDB-PI), Confúcio Moura (MDB-RO), Weverton (PDT-MA), Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), Major Olimpio (PSL-SP), Jaques Wagner (PT-BA), Telmário Mota (Pros-RR), Jayme Campos (DEM-MT), Chico Rodrigues (DEM-RR), Otto Alencar (PSD-BA), Angelo Coronel (PSD-BA) e Marcos do Val (Podemos-ES).

Leia também: "De forma nenhuma fomos traídos pelo Senado", diz Rodrigo Maia

Como suplentes, foram escolhidos os senadores Vanderlan Cardoso (PP-GO), Lucas Barreto (PSD-AP), Nelsinho Trad (PSD-MS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Eduardo Girão (Podemos-CE). Os demais membros do colegiado serão indicados pelos blocos parlamentares.

O Conselho de Ética atua para preservar da dignidade do mandato parlamentar no Senado. É esse o órgão que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra senador, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita e perda do mandato.

Leia também: Reguffe se filia ao Podemos depois de ficar três anos em mandato sem partido

A instauração do Conselho de Ética acontece com sete meses de atraso, já que é papel do presidente do Senado criar os conselhos e anunciar os seus membros até a segunda semana de trabalhos. Davi Alcolumbre foi eleito presidente da Mesa Diretora em fevereiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!