Tamanho do texto

Davi Alcolumbre anuncia que vai anunciar os membros do conselho, mas não adianta nomes indicados pelos líderes partidários

Davi Alcolumbre arrow-options
Marcos Oliveira/Agência Senado
Davi Alcolumbre anuncia a instauração do Conselho de Ética e Decoro do Senado


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) vai anunciar nesta quarta-feira (18) a instauração do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O anúncio foi feito em Plenário. Os membros, porém, ainda não foram divulgados.

Segundo Davi Alcolumbre, alguns partidos ainda não haviam feito as indicações de nomes para compor o Conselho de Ética , formado por 15 integrantes. As últimas indicações foram feitas nesta terça. 

Leia também: Corrupção, briga e cuspe: quebra de decoro e por que ela é quase lenda no Brasil


O Conselho de Ética atua para preservar da dignidade do mandato parlamentar no Senado . É esse o órgão que recebe e analisa previamente representações ou denúncias feitas contra senador, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita e perda do mandato.

A instauração acontece com sete meses de atraso, já que é papel do presidente do Senado criar os conselhos e anunciar os seus membros até a segunda semana de trabalhos. Davi Alcolumbre foi eleito presidente da Mesa Diretora em fevereiro..