O presidente da Bolívia, Evo Morales, e Lula sempre tiveram uma relação próxima
Divulgação
O presidente da Bolívia, Evo Morales, e Lula sempre tiveram uma relação próxima

Ao negociar um acordo de delação premiada, o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, afirmou que a empreiteira assumiu uma obra na Bolívia a pedido de Luiz Inácio Lula da Silva. O empresário também cita repasses do petista à campanha da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet. 

Leia também: Eleição interna do PT tem denúncias de fraudes por membros do próprio partido

A proposta de delação foi compartilhada por procuradores da Lava Jato no aplicativo Telegram, obtida pelo site The Intercept Brasil e divulgada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (16). A obra mencionada pelo ex-presidente da OAS é a construção de uma estrada entre as cidades de Potosí e Tarija, que havia sido iniciada pela Queiroz Galvão em 2003.

No entanto, a empresa se envolveu em um embate com o governo de Evo Morales e teve o contrato rompido quatro anos depois. Léo Pinheiro afirma que Lula pediu que a OAS terminasse a obra deficitária e, em troca, prometeu outro contrato para a empreiteira na Bolívia. 

De acordo com o empresário, a paralisação da obra estava provocando protestos na região e causava riscos diplomáticos. O custo total da construção da estrada gira em torno de US$ 226 milhões. 

Você viu?

Na proposta de delação, feita em junho de 2017, Léo Pinheiro também afirma que Lula era contratado pela empresa para influenciar em negociações na Costa Rica e no Chile. Segundo o documento, o ex-presidente teria recebido US$ 200 mil para intermediar um encontro entre o empreiteiro e o ex-presidente da Costa Rica, Óscar Árias, em uma conferência em 2011. 

Pinheiro também relatou que, em 2013, a OAS temia perder o contrato para a construção de uma ponte no Chile por conta da futura mudança de governo. Sendo assim, Lula teria conversado com o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, que disse que a empresa continuaria responsável pela obra. 

O empreiteiro afirma ainda que pagou, a pedido do petista, 101,6 milhões de pesos chilenos à campanha de Bachelet, que assumiria a Presidência do país em 2014. Ela nega irregularidades. 

Em nota enviada à Folha , o embaixador da Bolívia no Brasil afirma que não conhece as declarações de Léo Pinheiro e que "em nenhum momento nos comprometemos a 'compensar' a OAS com outro trabalho". A defesa de Lula, por sua vez, afirmou que as declarações são estratégia da Lava Jato para "promover uma perseguição política contra o ex-presidente". 

Leia também: Senador mais velho do Brasil é denunciado por desvio em esquema milionário

"Diálogos já revelados pela própria Folha envolvendo procuradores da Lava Jato mostram que Léo Pinheiro foi preso porque não havia apresentado uma versão incriminatória contra Lula . Da prisão, o empresário fabricou uma versão contra Lula para obter os benefícios que lhe foram prometidos", diz a nota. A defesa do empreiteiro não quis comentar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!