Haddad venceria Jair Bolsonaro entre mulheres, negros e pardos
iG Arte
Haddad venceria Jair Bolsonaro entre mulheres, negros e pardos

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (2) indica que, se o segundo turno das eleições fosse hoje, Fernando Haddad (PT) venceria com 42 % dos votos, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) perderia a disputa com 36%. Ao menos 18% declararam que votariam em branco ou nulo e 4% não souberam responder. 

Leia também: Um terço dos eleitores acha que Bolsonaro não age como deveria, revela pesquisa

Nas eleições do ano passado, Bolsonaro venceu com 55,13% dos votos, contra 44,87% de Haddad. De acordo com o Datafolha , 10% daqueles que optaram pelo atual presidente em 2018 mudariam o voto para Haddad hoje e 13% votariam nulo. Além disso, 21% dos que votaram nulo escolheriam o petista se as eleições fossem realizadas agora, enquanto 6% optariam por Bolsonaro. 

A pesquisa também considerou alguns segmentos da sociedade. Entre os desempregados, 52% votariam em Haddad e 26%, em Bolsonaro. Enquanto isso, 61% dos empresários escolheriam o presidente e 26% declarariam voto no petista.

Você viu?

Bolsonaro também teria vantagem entre os aposentados, com 43% de preferência. Enquanto isso, 50% dos estudantes preferem Haddad, além de assalariados sem registro, funcionários públicos e pessoas que fazem "bicos". 

Se a eleição fosse hoje, o petista também venceria entre pardos (43% a 36%), pretos (53% a 26%), amarelos (44% a 30%) e indígenas (40% a 34%). Bolsonaro venceria apenas entre os brancos, com 43% dos votos. Entre as mulheres, 44% preferem Haddad contra 32% que dizem optar pelo capitão reformado. Entre os homens há um empate técnico. 

Em sua conta do Twitter, Bolsonaro ironizou o resultado da pesquisa, que afirmou ser "muito confiável". O presidente já havia se  manifestado sobre o tema mais cedo, quando perguntou a jornalistas se "alguém acredita no Papai Noel". 


O Datafolha também divulgou que o  índice de reprovação do presidente subiu de 33% para 38% em cerca de um mês. O órgão ouviu 2878 pessoas entre os dias 29 e 30 de agosto em 175 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!