Davi Alcolumbre anunciou instalação de CPMI para investigar fake news
Roque de Sá/Agência Senado - 28.8.19
Davi Alcolumbre anunciou instalação de CPMI para investigar fake news

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta quarta-feira (28) que vai instalar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fake news (notícias falsas) na próxima semana.

Leia também: Flávio Bolsonaro chama CPMI das Fake News de "palanque político"

O colegiado será formado por 15 senadores e 15 deputados, e o mesmo número de membros suplentes. Os parlamentares ainda negociam sobre os indicados para a presidência e relatoria da CPMI para investigar fake news .

O autor do pedido de abertura da CPMI é o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), que protocolou o documento com as assinaturas necessárias em junho deste ano.

No texto, pede-se a apuração de "ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e o debate público", além da "utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições de 2018".

Leia também: Lewandowski nega pedido de deputado do PSL para parar CPMI das fake news

Na justificativa do texto sobre investigação de  fake news , há ainda o registro de que "a presença de perfis automatizados, ou robôs, representam um risco à lisura do debate público e do processo eleitoral".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!