Sugestões do ministro ainda estão em análise
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 2.7.19
Sugestões do ministro ainda estão em análise

O ministro da Justiça, Sergio Moro , deverá sugerir ao presidente Jair Bolsonaro o veto de pelo menos oito artigos da lei deabuso de autoridade aprovada na quarta-feira pela Câmara. Entre os trechos que deveriam ser excluídos, conforme a visão do ministro, estão os artigos que proíbem prisões em "desconformidade com a lei", o flagrante preparado e o uso de algemas quando o preso não oferece resistência à ação policial.

Leia também: Lei de abuso de autoridade valerá para deputados também, lembra Gilmar Mendes

As sugestões de Moro sobre vetos estão numa análise preliminar da lei elaborada pelo ministro com assessores obtida pelo Globo . Para Moro, o presidente Jair Bolsonaro deveria eliminar do texto aprovado pelo Congresso Nacional o artigo 9º. O artigo prevê detenção de 1 a 4 anos para magistrado que decretar prisão "em manifesta desconformidade com as hipóteses legais".  Para o Ministério, este trecho do projeto limita a liberdade do juiz de decidir.

Leia também: Saiba quais são os crimes previstos na lei de abuso de autoridade

"O artigo em questão elimina a discricionariedade do magistrado na exegese normativa. A limitação ao exercício da função jurisdicional é acentuada em razão de o dispositivo não trazer balizas para o que se poderá considerar desconformidade com as hipóteses legais”, diz trecho da análise, ressaltando que "as restrições à prisão estão na contramão da evolução dos costumes e do direito". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!