Poderosos viram em ataques hackers
Isaac Amorim/MJSP
Poderosos viram em ataques hackers "oportunidade de retrocesso", diz Moro

Na primeira entrevista desde a prisão de quatro suspeitos de invadir celulares de autoridadesdos três Poderes da República, o ministro da Justiça, Sergio Moro , afirmou à revista "Crusoé" que "pessoas muito poderosas" viram nos ataques hackers "uma oportunidade para reavivar tentativas de retrocesso e revanchismo". Em sua avaliação, o vazamento de mensagens extraídas de aplicativos, das quais diz não reconhecer a autenticidade, tem o objetivo de anular condenações da Operação Lava-Jato.

Leia também: Moro sugere que material obtido por hackers seja destruído; Marco Aurélio rebate

"Existe um status quo que foi extremamente contrariado pelas investigações. Pessoas muito poderosas viram nesse ataque uma oportunidade para reavivar essas tentativas de retrocesso e revanchismo. Me surpreendeu um pouco a agressividade de determinados setores, o que denota um sentimento de revanche, de vingança pelo trabalho institucional que foi realizado. Inclusive por parcelas da advocacia", disse Moro .

Ex-titular da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, Moro destacou que respeita advogados, mas criticou que "parcela deles" veja o enfrentamento da corrupção "a partir de uma perspectiva não muito positiva".

Na entrevista, o ministro voltou a dizer que comunicou imediatamente à Polícia Federal e pediu apuração ao perceber a invasão de seu celular. O ex-juiz negou, porém, que tenha feito qualquer requisição de investigação sobre a divulgação de mensagens pelo site The Intercept Brasil , que afirma ter recebido mensagens de Moro de uma fonte anônima.

Você viu?

Desde o começo de junho, o portal publica uma série de reportagens que apontariam conluio do então magistrado com a acusação em processos da Lava-Jato. Moro e o coordenador da força-tarefa em Curitiba, Deltan Dallagnol, contestam a autenticidade do material. O "Intercept" defende que o conteúdo publicado é autêntico e que deve ser publicado por envolver matérias de interesse público.

"A polícia está investigando o hackeamento. Na divulgação, pelo sensacionalismo utilizado, pelo desrespeito às boas regras do jornalismo e pelo teor das matérias, me pareceu que o objetivo era anular condenações da Lava Jato e impedir novas investigações. Se isso foi direcionado a um indivíduo específico ou a vários, é uma questão que não me cabe responder," destacou ele.

Nesta terça-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Spoofing e deteve quatro pessoas suspeitas de ataques a contas do Telegram de autoridades. Um dos presos confessou ter invadido o aplicativo de Moro. Outros dois negam envolvimento. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Otavio Noronha, chegou a dizer que o ministro da Justiça o havia informado que as mensagens obtidas seriam "descartadas", mas a PF afirmou caber à Justiça a decisão sobre o destino do conteúdo .

À revista Crusoé , Moro comentou sobre o custo pessoal dos vazamentos de mensagens. O ministro disse que desenvolveu "certa resistência" por ter sido magistrado durante anos e "tido investigações difíceis, envolvendo pessoas perigosas", mas criticou o que chamou de "maledicência e sensacionalismo" contra "um avanço institucional" no combate à corrupção.

Leia também: Parlamentares da oposição protocolam ação contra Bolsonaro no MPF por racismo

"Acho que é um tratamento injusto. Há uma grande dose de injustiça e ignorância do trabalho que foi feito e do contexto no qual ele foi realizado, de muita dificuldade, que revelava o envolvimento em grande corrupção de personagens em cargos elevados da República, o que gerava uma série de tensões e pressões cotidianas. Na rua, porém, o que eu tenho visto é a intensificação o apoio", destacou Moro .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!