Bolsonaro usou colete à prova de balas em inauguração de aeroporto na Bahia
Marcos Corrêa/PR - 24.7.19
Bolsonaro usou colete à prova de balas em inauguração de aeroporto na Bahia

Quando esteve em Vitória da Conquista, na Bahia , há dois dias para inaugurar o Aeroporto Glauber Rocha , o presidente Jair Bolsonaro vestiu um chapéu de cangaceiro em busca da simpatia da população local após declarações controversas sobre governadores do Nordeste. O acessório, no entanto, não foi o único usado por ele durante a viagem. Por baixo do terno, segundo confirmaram ao jornal O Globo, duas fontes do alto escalão, Bolsonaro usava um colete à prova de balas. O evento ocorreu cercado de expectativa de protestos.

Leia também: "Temos um presidente que odeia o povo do Nordeste", diz governador da Bahia

 O uso do colete à prova de balas, no entanto, não está ligado a um aumento de risco da vida do presidente, de acordo com integrantes do Palácio do Planalto. O equipamento está sempre à disposição e, embora os principais auxiliares e agentes da segurança pessoal defendam o uso frequente, a decisão final tem sido sempre de Bolsonaro .

Bolsonaro na Bahia

Quatro dias após falas controversas sobre o Nordeste , o presidente Jair Bolsonaro discursou nesta terça-feira (23) em Vitória da Conquista, na Bahia, durante a inauguraração do Aeroporto Glauber Rocha. Em sua fala, o capitão da reserva declarou "amor" aos estados nordestinos.

"Eu amo o nordeste, afinal de contas, a minha filha, tem em suas veias, sangue de cabra da peste. Cabra da peste de Crateús, o nosso estado aqui, mais pra cima, o nosso Ceará", declarou o presidente, lembrando da origem cearense da família da primeira-dama, Michelle  Bolsonaro .  

Na semana passada, em áudio vazado, o presidente declarou: “daqueles governadores de ‘paraíba ’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara”. Alvo de críticas de nordestinos, incluindo artistas e políticos, Bolsonaro disse mais tarde que se referia apenas a Flávio Dino, governador do Maranhão, e João Azevêdo, da Paraíba .

Durante a semana, o presidente negou que a fala tenha sido preconceituosa e minimizou a declaração em conversas com a imprensa.

Leia também: "Eu amo o nordeste", afirma Bolsonaro durante inauguração de aeroporto na Bahia

"Você já reparou que o pessoal fala do Nordeste como se fosse outro país, né? Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul é um país só", respondeu ao ser questionado se não temia uma reação após as declarações da última sexta-feira "Estamos indo sim para a Bahia, inauguração do aeroporto, sem problema nenhum", completou.

O Nordeste foi a única região em que Bolsonaro perdeu no segundo turno, registrando 30,3% dos votos válidos contra 69,7% de Fernando Haddad (PT). Em maio, o presidente determinou uma força-tarefa na região.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!