Presidente Jair Bolsonaro ofendeu governadores nordestinos durante café da manhã com jornalistas
Marcos Corrêa/PR - 19.7.19
Presidente Jair Bolsonaro ofendeu governadores nordestinos durante café da manhã com jornalistas

O presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar suas críticas aos governadores doNordeste. Nesta segunda-feira, após participar de um almoço no Comando da Aeronáutica , disse que a região é tratada "como se fosse outro país". Ele confirmou ainda que viajará, nesta terça-feira, para Vitória da Conquista, no interior da Bahia, para participar da inaugurarão de um aeroporto. Segundo ele, não haverá "problema nenhum". A Bahia é governada por Rui Costa Pimenta , do PT.

Leia também: Marcos Pontes diz compartilhar "estranheza" de Bolsonaro com dados do Inpe

"Você  já reparou que  o pessoal fala do Nordeste como se fosse outro país, né? Nordeste, Norte, Centro-oeste, Sudeste e Sul é um país só", respondeu Bolsonaro ao ser questionado se não temia uma reação após as declarações da última sexta-feira. "Estamos indo sim para a Bahia, inauguração do aeroporto, sem problema nenhum".

Na sexta-feira, microfones da TV Brasil captaram trecho de conversa reservada do presidente com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira. "Daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara", afirmou ele ao aliado. Alvo de críticas de nordestinos, incluindo artistas e políticos, Bolsonaro destacou mais tarde que se referia apenas a Flávio Dino , governador do Maranhão, e João Azevêdo, da Paraíba.

Leia também: Joice Hasselmann avisa que se não se candidatar à prefeitura, tentará o governo

No domingo, o presidente recorreu ao Twitter para comentar o episódio e aproveitou para atacar um general que o havia criticado pelo comentário sobre "governadores de paraíba".

"'Daqueles GOVERNADORES... o pior é o do Maranhão'. Foi o que falei reservadamente para um ministro. NENHUMA crítica ao povo nordestino, meus irmãos. Mas o melhor de tudo foi ver um único general, Luiz Rocha Paiva, se aliar ao PCdoB de Flávio Dino, para me chamar de antipatriótico. Sem querer descobrimos um melancia, defensor da Guerrilha do Araguaia, em pleno século XXI", escreveu o presidente na rede social.

Indagado no domingo sobre os governadores do Nordeste terem ficado ofendidos com a crítica, Bolsonaro mostrou incômodo com a polêmica.

Leia também: Bolsonaro recua e diz que declaração sobre dados do Inpe foi 'exagerada'

"Ah, meu Deus do céu. Quem ficou ofendido? Não, não, não. Se eu tenho um problema com o Sul, ninguém fala. Região Sul, Centro-Oeste, Norte. Vocês mesmos da mídia ficam querendo separar o Nordeste do Brasil. O Nordeste é Brasil, é a minha terra, eu ando em qualquer lugar do território brasileiro", afirmou Bolsonaro , que foi interrompido por palavras de apoio dos populares.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!