Projeto de Delegado Francishini (PSL) apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná prevê medidas contra invasão em aplicativos de mensagem com a Lei Sergio Moro
Dálie Felberg/Alep
Projeto de Delegado Francishini (PSL) apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná prevê medidas contra invasão em aplicativos de mensagem com a Lei Sergio Moro


O deputado estadual pelo Paraná Delegado Francischini (PSL) apresentou um projeto de lei determinando que as empresas de aplicativos de mensagens avisem os consumidores imediatamente em casos de suspeita ou de invasão nos dispositivos. A proposta foi protocolada nesta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), após o turbilhão causado pela interceptação de conversas entre integrantes da Operação Lava Jato, como o ex-juiz e atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol. O PL ficou conhecido como "Lei Sergio Moro".

Leia também: "Aqui é o hacker", diz invasor em grupo do conselho do MP no Telegram

“É um projeto inédito que trará mais segurança aos usuários, para o consumidor. Será a Lei Sérgio Moro . O que aconteceu serviu de alerta e todos os cidadãos estão sujeitos a situações como essa que ocorreu, de serem expostos. Na nossa proposta, havendo suspeita ou mesmo a invasão de alguém não autorizado, a empresa prestadora do serviço deverá imediatamente bloquear esse acesso e enviar uma mensagem de alerta”, explicou o deputado.

Leia também: PF irá investigar ataques de hackers a autoridades ligadas à Lava Jato

O projeto prevê que após esse bloqueio o programa solicite a senha de acesso, impressão digital ou reconhecimento facial para o desbloqueio. Também será possível a empresa enviar uma senha provisória de liberação ao número do celular ou e-mail cadastrado na instalação do aplicativo .

Leia também: Indícios mostram que ataque hacker no 'coração' da Lava Jato foi planejado

“A proposta obriga a empresa a exigir uma autenticação em duas etapas. E caso haja novo acesso em um dispositivo diferente do originalmente cadastrado, o usuário possa liberar ou impedir essa entrada”, acrescentou Francischini .

Criador do projeto da Lei Sergio Moro , Delegado Francischini é pai do deputado federal Filipe Francischini, atual presidente da Comissão de Cidadania e Justiça da Câmara dos Deputados e aliado do presidente Jair Bolsonaro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!