Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) almoçou com Bolsonaro nesta terça-feira
Luis Macedo/Câmara dos Deputados - 28.5.19
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) almoçou com Bolsonaro nesta terça-feira


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), relatou a parlamentares com quem conversou após a reunião com o presidente Jair Bolsonaroque o encontro no Palácio da Alvorada não teve nenhum avanço efetivo na relação entre os poderes. Maia relatou que a conversa foi genérica e manifestou incômodo de Bolsonaro ter carregado ministros para a reunião que também contou com a presença dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. 

Leia também: Ministro da Educação toca gaita para servidores em hall de entrada do MEC

Maia almoçou com líderes do centrão e em nenhum momento relatou a eles a necessidade de discutir o "pacto" anunciado com pompa pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O presidente da Câmara disse que a conversa foi protocolar e que Bolsonaro limitou-se a fazer pedido de apoio a "pautas de interesse do país", sem dar detalhes específicos de que tipo de apoio almeja.

Após as manifestações de domingo, Maia reconheceu a aliados que a narrativa martelada pelo governo e por pessoas que foram às ruas de que "o centrão quer cargos" foi bem explorada. Os acontecimentos só reforçaram o visão do presidente da Câmara, assim como de outros parlamentares, de que não é possível para confiar no governo.

Leia também: Bolsonaro diz que não teme convocação de Onyx para explicar decreto de armas

A negociação para a criação de dois ministérios na tramitação da Medida Provisória 870, que tinha o aval de Jair Bolsonaro , é um exemplo do receio. O indicado para a pasta de Cidades seria o secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, próximo a Maia. Mesmo depois de ter conversado e apoiado a recriação da pasta, Bolsonaro recuou, sem interceder diante das acusações de que a Câmara estaria em busca do "toma lá dá cá".

Leia também: Maia adia jantar com o PSL após ser alvo em manifestações a favor de Bolsonaro

Ainda segundo aliados, o presidente da Câmara deve evitar responder publicamente às provocações de Bolsonaro e à rede de influenciadores de direita na internet . A ideia é tocar a reforma da Previdência e liderar a pauta de reformas econômicas. Nesta terça-feira, por exemplo, Maia defendeu a antecipação do calendário das reformas e qualificou as manifestações como "democráticas".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!