Presidente da Apex anunciou diplomata e militar como novos diretores da agência no lugar de 'olavistas'
Reprodução/Youtube
Presidente da Apex anunciou diplomata e militar como novos diretores da agência no lugar de 'olavistas'

Quatro dias depois de tomar posse como presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o contra-almirante da Marinha Sergio Ricardo Segovia Barbosa informou nesta sexta-feira (10) que nomeou um diplomata de carreira e um militar da reserva para comandar as duas diretorias da entidade, antes ocupadas por seguidores do ideólogo de direita Olavo de Carvalho .

Os nomeados são o ministro Augusto Souto Pestana, que substitui  Letícia Catelani na Diretoria de Negócios, e o almirante da reserva da Marinha Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, para a Diretoria de Gestão Corporativa, no lugar de Márcio Coimbra. Os dois foram demitidos ainda na segunda-feira . O anúncio foi feito em e-mail enviado no fim da manhã a todos os funcionários da Apex . Até as 12h30, os cargos continuavam vagos no site oficial da agência.

Na mensagem, Segovia Barbosa afirmou que a entidade "não será militarizada", mas assinalou que não considera esse termo pejorativo. Ele informou ainda que atualmente a nova gestão conta com a "colaboração" de apenas quatro profissionais "provenientes da área militar", dentre os quais se incluiu.

O presidente recém-empossado comunicou ainda que inciou na quinta-feira (9) o processo de dispensa de todos os vinte e um colaboradores contratados este ano que não são oriundos de processo seletivo.

"Os cargos de confiança por eles então ocupados serão preenchidos imediatamente por pessoal da Casa. Em casos pontuais, com critério e a pedido dos Diretores, alguns desses cargos poderão vir a ser ocupados por profissionais com a devida qualificação. Adianto que convidei um membro da AGU (Advocacia-Geral da União) para ser um colaborador na Assessoria Jurídica", escreveu.

O contra-almirante iniciou seu e-mail com duas citações do advogado americano Louis Brandeis, em inglês: “Sunlight is said to be the best of disinfectants" ("A luz do sol é tida como a melhor das desinfetantes", em tradução livre) e “Most of the things worth doing in the world had been declared impossible before they were done" ("A maioria das coisas que valem a pena ser feitas no mundo foram declaradas impossíveis antes de serem feitas”).

Referindo-se à primeira, ele reclamou de diversas matérias publicadas pela imprensa que, segundo ele, "especulam sobre assuntos da agência que não condizem com a realidade". "Como trabalho sempre com transparência e lealdade e espero o mesmo de quem trabalha comigo, em primeira mão dou ciência a todos das mudanças que estão sendo implementadas", disse, anunciando as mudanças em seguida.

Sobre a segunda frase reproduzida, Segovia Barbosa disse aos funcionários que sua missão junto a eles é de trazer a agência "de volta ao patamar de excelência que sempre foi a sua marca será árdua".

"Tenho a absoluta confiança de que o alto grau de qualificação, profissionalismo, comprometimento e honestidade de propósito de todos que aqui trabalham, fará com que o nosso objetivo seja alcançado brevemente. Assim, convoco todos a continuarem a trabalhar com toda a dedicação e com a paixão e o amor que sentem pela nossa Agência. Conto com todos vocês! Viva a APEX-Brasil!", concluiu o presidente da Apex .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!