Olavo de Carvalho será agraciado com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco
Reprodução
Olavo de Carvalho será agraciado com o mais alto grau da Ordem de Rio Branco


O vice-presidente Hamilton Mourão evitou comentar, nesta quinta-feira (2), o fato de o ideólogo de direita Olavo de Carvalho, assim como ele, ter sido agraciado com a distinção Grão-Cruz, o mais alto grau da Ordem de Rio Branco.

Leia também: Mourão vê precipitação em ações de Guaidó na Venezuela

A condecoração, que "distingue serviços meritórios e virtudes cívicas" e estimula "a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção", foi concedida a ambos em um mesmo decreto do presidente Jair Bolsonaro , publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na terça-feira. Olavo de Carvalho é tido pelo presidente como um "guru".

"Parabéns a todos os que receberam a condecoração. Não vou exprimir opiniões pessoais", disse Mourão .

Leia também: Bolsonaro concede a mesma condecoração a Olavo de Carvalho e Mourão

Mourão e e o ideólogo são desafetos declarados, com trocas de farpas públicas, e representam a disputa no governo entre a ala ideológica e a militar. A entrega das comendas ocorrerá nesta sexta-feira (3) em evento no Itamaraty. Morador dos Estados Unidos, Olavo não está confirmado na cerimônia.

O vice-presidente também minimizou o fato de os filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), também serem condecorados. Eles, no entanto, receberão a distinção de Grande Oficial, um grau menor que a concedida a Mourão e Olavo de Carvalho. O vereador Carlos Bolsonaro, considerado o filho mais próximo do presidente, não foi contemplado.

Leia também: Carlos Bolsonaro critica equipe de comunicação do governo: "Falha há meses"

"Na realidade, é uma coisa pró-forma. O presidente, apesar de ser o chanceler da Ordem, chancela aquilo que o Itamaraty manda para ele", disse.

Segundo o regulamento divulgado no site de Relações Exteriores, podem receber a comenda de Grã-Cruz, concedidas a Mourão e a Carvalho, autoridades como presidente da República e vice, e presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. A lista de indicados também pode incluir governadores, oficiais das Forças Armadas de alta patente, e "embaixadores estrangeiros e outras personalidades de hierarquia equivalente."

Na grau Grão-Cruz, além de Mourão e Carvalho, outras 33 autoridades receberam a distinção. Foram contemplados 12 ministros, incluindo Sergio Moro, da Justiça e Segurança; Paulo Guedes, da Economia, Arthur Weintraub, da Educação. Nove governadores de estado — entre eles Wilson Witzel (PSC), do Rio, e João Doria (PSDB), de São Paulo — e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também foram agraciados.

Além dos filhos dos presidentes, outros 12 parlamentares receberam a distinção de Grande Oficial. Entre os agraciados estão os senadores Major Olímpio (SP) e Soraia Thronicke (MS), e os deputados Joice Hasselman, líder do governo no Congresso, Major Vitor Hugo, líder na Câmara, e Hélio Lopes (RJ), amigo de longa data de Bolsonaro. Todos esses são filiados ao PSL, partido do presidente. Olavo de Carvalho e Mourão terão o mesmo agrado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!