Bolsonaro irá escolher o novo ministro do TSE
Marcos Corrêa/PR
Bolsonaro irá escolher o novo ministro do TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quarta-feira (24), a lista tríplice que será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para a escolha de uma vaga de ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão do Judiciário responsável pela organização das eleições. 

Leia também: Ministro do STF diz ter "dúvidas" sobre condenação do ex-presidente Lula

No dia 27 de abril, termina o mandato do ministro Admar Gonzaga , que poderia ser reconduzido ao cargo por mais dois anos, mas desistiu de participar da lista diante do processo no qual foi acusado pela ex-mulher de violência doméstica. 

Para a primeira vaga, foram definidos, em votação feita pelos ministros, os nomes da ex-advogada-geral da União, Gracie Mendonça , a candidata mais votada, que recebeu 10 votos, e dos advogados Carlos Horbach e Sergio Banhos, que já são ministros-substitutos no TSE. Ambos receberam sete votos. 

Leia também: Carlos Bolsonaro ignora pedido de trégua do pai e volta a atacar Mourão na web

Na última segunda-feira (22), o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rego Barros, confirmou que Bolsonaro  vai seguir a lista e escolher um dos nomes para realizar a nomeação. De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. Os demais ministros fazem parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ, e dois advogados com notório saber jurídico. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!