Presidente da CCJ, Felipe Francischini vai priorizar a reforma da Previdência na pauta de segunda-feira (15)
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Presidente da CCJ, Felipe Francischini vai priorizar a reforma da Previdência na pauta de segunda-feira (15)


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), disse nesta sexta-feira (12) que vai iniciar a próxima sessão do colegiado, na segunda-feira (12), com a pauta da reforma da Previdência.

Leia também: "A agenda do presidente nunca foi liberal, mas conservadora", opina Maia

Mesmo pressionado por partidos do centrão, que querem adiar a votação da reforma da Previdência , ele disse que tem compromisso com a proposta da equipe econômica do governo. Partidos do centrão, como PR e PP, querem apresentar um requerimento para analisar antes a PEC do Orçamento, que foi alterada no Senado. 

"A PEC da Previdência tem a prioridade e vai ser a primeira a ser analisada. É claro que podem apresentar uma requerimento de inversão de pauta (para votar a PEC do Orçamento), os partidos ainda vão conversar no fim de semana, mas o meu compromisso é com a reforma da Previdência", disse o parlamentar.

Leia também: Relator apresenta parecer sobre reforma da Previdência na CCJ na terça

Felipe Francischini afirmou ainda que, se o requerimento for apresentado, vai colocá-lo em votação. Na quarta-feira, a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), disse que a ideia do Planalto é discutir o projeto na segunda-feira e votar o relatório do Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) na terça-feira. Se o Centrão e partidos de oposição conseguirem inverter a pauta,  a votação poderá ser postergada para a outra semana, já que o feriado da Páscoa implicará em um esvaziamento da Câmara.

"Se apresentarem, vou pautar o pedido de inversão de pauta e o plenário decide (...) Hoje, num contexto de instabilidade política, é difícil prever (o calendário), mas acredito que possa ser votado (antes da Páscoa)", disse Francischini.

Leia também: Joice Hasselmann usou verba pública para voltar do litoral baiano no Carnaval

O deputado disse ainda que a discussão da Previdência pode ser abreviada se, na segunda-feira, parlamentares decidirem aprovar um requerimento de encerramento de discussão após os dez primeiros oradores inscritos.

"A minha prioridade é que possamos votar primeiro a PEC da Previdência ", finalizou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!