Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio será investigado em Minas Gerais sobre uso de fundo eleitoral por meio de candidaturas laranjas
Marcos Corrêa/PR
Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio será investigado em Minas Gerais sobre uso de fundo eleitoral por meio de candidaturas laranjas


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido para que o caso do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, fosse investigado pela Suprema Corte. O político do PSL é acusado de se favorecer de verba destinada ao fundo eleitoral por meio de “candidaturas laranjas” em Minas Gerais.

Leia também: Dodge defende que caso do ministro do Turismo fique na Justiça Eleitoral

Luiz Fux teve o mesmo entendimento da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que nesta terça-feira (26) enviou decisão informando que crimes eleitorais cometidos por candidatos não cabem à Suprema Corte. Ainda que o atual ministro do Turismo fosse deputado federal quando supostamente cometeu os crimes, o caso não se enquadra na regra do foro especial.

“Este mesmo entendimento foi reafirmado em múltiplas decisões monocráticas proferidas nesta corte, no sentido de determinar o declínio de competência para a justiça eleitoral, nos casos em que são investigados crimes exclusivamente eleitorais", escreveu Luiz Fux em sua decisão.

Leia também: Ministro do Turismo pede para que investigação sobre "laranjas" suba para o STF

Marcelo Álvaro Antônio foi eleito deputado federal, sendo o mais votado em seu Estado. Segundo denúncias do Ministério Público de Minas Gerais, o parlamentar foi beneficiado por ‘candidatas laranjas’ do PSL, que repassavam o dinheiro do fundo eleitoral para a campanha do agora ministro. 

Em entrevista ao SBT na segunda-feira (25), Marcelo Álvaro Antônio negou qualquer envolvimento com ‘candidaturas laranjas’ e disse que o pedido para que o caso fosse investigado pelo Supremo Tribunal Federal partiu de seus advogados, responsáveis pelas questões jurídicas de sua atuação.

Leia também: PF decide investigar esquema de laranjas ligado a ministro do Turismo

“A estratégia jurídica cabem aos advogados. Eu cuido do ministério e os advogados cuidam dos processos. É assim que trabalho”, disse.

Marcelo Álvaro Antônio é o segundo ministro de Jair Bolsonaro envolvido nas denúncias de ‘candidaturas laranjas’. O primeiro, Gustavo Bebianno, já foi exonerado da Secretaria-Geral da Presidência por “foro pessoal” do presidente. Bolsonaro não deu declarações sobre o futuro do  ministro do Turismo .  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!