Irmão mais velho de Lula, Genivaldo Inácio da Silva, o Vavá, tinha 79 anos
Reprodução
Irmão mais velho de Lula, Genivaldo Inácio da Silva, o Vavá, tinha 79 anos

Morreu, na tarde desta terça-feira (29), Genivaldo Inácio da Silva, irmão mais velo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aos 78 anos de idade. Vavá, como era conhecido, sofria de um câncer e estava internado há uma semana, mas não resistiu.

Leia também: Decisão de juíza limita visitas a Lula em Curitiba; entenda

Existe uma expectativa de que Lula peça para deixar a sede da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde está preso desde o dia 7 de abril de 2018, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro para beneficiar empreiteiras em negócios da Petrobras, para comparecer ao velório do irmão.

De acordo com o artigo 120 da Lei de Execução Penal, "condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer um dos seguintes fatos:
I - falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão;", portanto, o petista estaria qualificado para solicitar sua saída.

Nas redes sociais, figuras importantes do Partido dos Trabalhadores lamentaram a morte de Vavá. Presidente da chapa, Gleisi Hoffmann desejou "força" ao ex-presidente, e deu a entender que tem intenção de que ele deixe o cárcere. Mais uma tristeza para Lula. "Morre seu irmão mais velho, Vavá, vítima de um câncer. Lula tinha em Vavá uma figura paterna. Nossos sentimentos à família. Abraço afetuoso e de força a Lula. Esperamos que ele possa ver Vavá pela última vez", escreveu Gleisi.

A ex-presidente da República, Dilma Rousseff, também fez uma homenagem a Vavá e, assim como Gleisi, clamou pela presença de Lula para de despedir do irmão. "Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Genival Inácio da Silva, o Vavá, que vinha lutando contra um câncer. Ele faleceu hoje. Lamento pela família e amigos, que enfrentam este momento de dor. Espero que o presidente Lula possa ao menos se despedir do seu irmão querido.", escreveu Dilma.



Outros membros do PT como Maria do Rosario, Margarida Salomão e Luiz Marinho também prestaram suas condolências. O perfil oficial de Lula, gerenciado pela assessoria de imprensa do ex-presidente, também se manifestou ao postar uma foto dos dois juntos.

Leia também: Há 1 ano, julgamento abria porta da prisão para Lula, que espera novas sentenças

Vavá era metalurgico e funcionário público aposentado pela prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Em 2005 ele foi acusado pela Polícia Federal de montar um escritório de lobby para empresários atuarem em prefeituras petistas e na Esplanada dos Ministérios, mas a investigação não caminhou. Em 2009, em uma entrevista à revista Istoé, o irmão de Lula reclamou por ter vida vigiada pelo parentesco com o ex-presidente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!