Presidente Jair Bolsonaro  passará por cirurgia nesta segunda-feira (28)
Valter Campanato/Agência Brasil
Presidente Jair Bolsonaro passará por cirurgia nesta segunda-feira (28)

O presidente Jair Bolsonaro deu entrada no Hospital Albert Einstein na manhã deste domingo (27) para se preparar para a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia, que usa desde setembro do ano passado após ter levado uma facada durante a campanha presidencial . Ele desembarcou em São Paulo na manhã de hoje.

Leia também: Bolsonaro sobrevoa Brumadinho e desabafa: "difícil não se emocionar"

Bolsonaro  está acompanhado de uma comitiva e de sua esposa, Michelle Bolsonaro. Ele vai passar por procedimentos preparatórios para a cirurgia, que ocorrerá na segunda-feira (28). De acordo com um boletim médico divulgado hoje (27), o presidente "deu entrada às 10h33 deste domingo" no hospital e passará, nas próximas horas, "por exames de avaliação pré-operatorios", que serão realizados por uma equipe multidisciplinar.

A partir do início da intervenção, o vice-presidente Hamilton Mourão assumirá a presidência. Ele ficará no cargo enquanto Bolsonaro se recupera da operação . A recuperação absoluta recomendada pelos médicos vai durar 48 horas.

Após o período, Bolsonaro poderá voltar a desempenhar as atividades como presidente da República. “Nas 48 horas de descanso após a cirurgia, o vice-presidente assume. A partir daí , ele será levado para um local na área do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital que tem condições mais humanizadas, e passará a estabelecer contatos com seus integrantes, particularmente com os ministros”, disse à imprensa o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, na sexta-feira(25).

O presidente permanecerá em São Paulo por um período estimado em 10 dias, acompanhado da primeira-dama e de ministros. Ele promete despachar diariamente.

A evolução da recuperação do paciente é que vai determinar a alta. Segundo Rêgo Barros, a imprensa será informada diariamente sobre o quadro de saúde do presidente, bem como de suas atividades no Hospital Albert Einstein .

Bolsonaro usa uma bolsa de colostomia desde que foi esfaqueado em um ato de campanha, em Juiz de Fora, dia 6 de setembro. A facada atingiu o intestino e o então candidato foi submetido a duas cirurgias, uma na Santa Casa de Juiz de Fora e outra no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A bolsa de colostomia utilizada por ele por cerca de quatro meses funciona como um intestino externo e possibilita a recuperação do intestino grosso e delgado.

Bolsonaro viajou para Brumadinho

Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa a região de Brumadinho, atingida pelo rompimento da barragem da Vale
Isac Nóbrega/P
Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa a região de Brumadinho, atingida pelo rompimento da barragem da Vale

Depois de sobrevoar, na manhã deste sábado (26), a cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) prometeu trabalhar para minimizar danos, cobrar justiça e previnir novos desastres .

O presidente sobrevoou a região atingida, na tarde de sexta-feira (25), pelo rompimento de barragem da mineradora Vale. Depois de analisar a região de Brumadinho , Bolsonaro escreveu, em sua conta no Twitter, que era difícil "ficar diante de todo esse cenário e não se emocionar".

O sobrevoo aconteceu ao lado dos ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno; e de Secretaria de Governo, Alberto dos Santos Cruz, além do porta-voz, Otávio do Rêgo Barros. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), também participou.

Leia também: Com risco de novo rompimento, buscas são interrompidas em Brumadinho; assista

Logo depois,  Bolsonaro  retornou à Brasília. Em entrevista coletiva dada à imprensa na tarde deste sábado (26), o capitão reformado afirmou que, partir de agora, "o trabalho é com a busca de desaparecidos", que "infelizmente ainda pode aumentar muito". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!