Tamanho do texto

Em carta enviada à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, modelo contestou ataques e afirmou que "mau brasileiro é aquele que desmata"

Tereza Cristina afirmou que Gisele Bündchen leva uma imagem do Brasil para o exterior que
Antonio Cruz/Agência Brasil
Tereza Cristina afirmou que Gisele Bündchen leva uma imagem do Brasil para o exterior que "não é verdadeira"

A modelo Gisele Bündchen enviou carta à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e se dispôs a divulgar as ações positivas da pasta. A promessa foi uma resposta às críticas recentes da ministra, que afirmou que Gisele leva uma imagem do Brasil para o exterior que não é verdadeira. 

Na segunda-feira (14), em entrevista à rádio Jovem Pan , Tereza Cristina fez críticas a quem "vai lá fora levar uma imagem do Brasil que não é verdadeira" e disse que Gisele Bündchen , que é ativista em causas ambientais, deveria mostrar que o País produz "alimentos para o mundo preservando a natureza" e convidou a modelo para ser embaixadora .

A ministra disse ainda que não há nenhum país no mundo com uma lei de preservação ambiental como a do Brasil e defendeu que a modelo deveria divulgar que o país preserva o meio ambiente “e não vir aqui meter o pau no Brasil sem conhecimento de causa”.  Para ela, Gisele não deveria falar publicamente sobre os casos de desmatamento e acredita que quem faz isso são “maus brasileiros”.

Nesta quarta-feira, a modelo enviou uma carta a  Tereza Cristina afirmando que "maus brasileiros são aqueles que desmatam", e contestou informações divulgadas pela ministra. "A Senhora mencionou a grande quantidade de áreas protegidas no Brasil. Lamento, no entanto, ver notícias, como a do final do ano de 2018, com dados do governo federal divulgados amplamente na imprensa, que o desmatamento na Amazônia havia crescido mais de 13%, o que representava a pior marca em 10 anos. Um patrimônio inestimável ameaçado pelo desmatamento ilegal e a grilagem de terras públicas. Estes sim são os 'maus brasileiros'", escreveu. 

Gisele falou sobre os projetos ambientais que apoia e ações nas quais está envolvida, e afirmou que ficará "muito feliz" em poder divulgar as ações positivas que forem feitas pelo Ministério da Agricultura . "Sei do desafio que tem pela frente e torço para que em seu mandato possam ser celebradas ações concretas que resultem em um Brasil mais sustentável, justo e próspero", defendeu Gisele. 

Em sua conta do Twitter, a modelo disse que ficou surpresa ao ver seu nome sendo mencionado de forma negativa por defender o meio ambiente e publicou uma mensagem contando sobre o seu envolvimento no assunto. 




Tereza Cristina também agradeceu à carta enviada por Gisele e afirmou querer trabalhar, em conjunto com a modelo, em uma agenda contra o desmatamento ilegal e a grilagem. 





Nos últimos anos, Gisele tem se destacado na luta pelas causas ambientais. No ano passado, enquanto a equipe de transição de governo de Jair Bolsonaro (PSL) cogitava unificar as pastas da Agricultura e Meio Ambiente, a modelo divulgou carta ao então presidente eleito se manifestando contra a fusão desses ministérios.

Na  mensagem a Bolsonaro , ela apontou as relevâncias e divergências entre os ministérios: "Como defensora do meio ambiente e cidadã brasileira, preciso manifestar a preocupação com a proposta de união entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. Dois órgãos de imensa relevância nacional e que têm agendas próprias, e por vezes, incompatíveis", escreveu.

A modelo também se manifestou, em 2017, contra duas Medidas Provisórias que alteravam os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no Pará, e também poderia diminuir áreas preservadas na Amazônia. Pelo Twitter, pediu que o então presidente Michel Temer vetasse as medidas polêmicas. “É nosso trabalho proteger nossa Mãe Terra. @MichelTemer, diga NÃO para reduzir a proteção na Amazônia!”, escreveu.

Com críticas de diversos lados, Temer acabou decidindo vetar as MPs. Na época, a informação sobre os vetos foi divulgada por meio do Twitter do ex-presidente ao  responder a publicação de  Gisele Bündchen .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas