Segundo Ministério Público, Fernando Haddad teria pedido dinheiro a UTC para pagar uma dívida de campanha
Marcelo Camargo/Agência Brasil - 11.10.18
Segundo Ministério Público, Fernando Haddad teria pedido dinheiro a UTC para pagar uma dívida de campanha

A Justiça de São Paulo decidiu aceitar, nesta segunda-feira (19), uma  denuncia contra o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). Com a decisão juiz Leonardo Barreiros, da 5ª Vara Criminal da Barra Funda, o petista virou réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na denúncia contra Fernando Haddad , o promotor Marcelo Mendroni, do Gedec, Grupo Especial de Delitos Econômicos, afirma que entre abril e maio de 2013, Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da empreiteira UTC Engenharia S/A, recebeu um pedido de João Vaccari Neto, então tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), da quantia de R$ 3 milhões.

O valor serviria para o pagamento de uma dívida de campanha do então recém-eleito prefeito de São Paulo, contraída com gráfica que pertencia ao  ex-deputado estadual do PT, Francisco Carlos de Souza, o ‘Chicão Gordo’. Segundo a acusação, João Vaccari Neto representava e falava em nome de Haddad.

Ainda segundo a denúncia, Haddad já no exercício do mandato de prefeito teria recebido Ricardo Pessoa pessoalmente, no dia 28 de fevereiro de 2013.

Leia também: Haddad declara ao TSE dívida de R$ 3,8 milhões com campanha presidencial

A denúncia do Ministério Público partiu de delações feitas na Operação Lava Jato . O MP também fez denúncia do crime de formação de quadrilha, mas este trecho da acusação não foi aceito pela Justiça.

Para Haddad, a decisão é “mais uma tentativa de reciclar a já conhecida e descredibilizada delação de Ricardo Pessoa”. O empresário e sócio da empreiteira UTC afirmou, em delação premiada, que contribuiu para saldar dívidas na campanha de Haddad à prefeitura paulistana em 2012.

“Com o mesmo depoimento, sobre os mesmos fatos, de um delator cuja narrativa já foi afastada pelo STF, o Ministério Público fez uma denúncia de caixa 2, uma denúncia de corrupção e uma de improbidade”, alegou o ex-prefeito.

Leia também: Haddad visita Lula pela primeira vez em Curitiba após derrota nas eleições

Segundo Fernando Haddad , as denúncias são “sem provas, fincadas apenas na desgastada palavra de Ricardo Pessoa”. De acordo com ele, o empresário “teve seus interesses contrariados” enquanto ele estava na Prefeitura de São Paulo. “Trata-se de abuso que será levado aos tribunais”, informa a nota do ex-prefeito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!