Tamanho do texto

Teresa Surita (PMDB) afirma que ela e parte de sua equipe foram agredidas fisicamente por Jalser Renier (SD) na tarde da última sexta-feira (26)

Teresa Surita
Reprodução/Facebook
Teresa Surita

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (Solidariedade) agrediu a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB-RR), durante uma entrevista a uma rádio da cidade, na tarde da última sexta-feira (26).

Leia também: Facada em Bolsonaro reforçou figura de "mito" e o ajudou a esconder falhas

Teresa Surita contou que estava sendo entrevista sobre cortes de orçamento, mas que também foi questionada sobre seu apoio aos candidatos que disputavam o governo do estado no segundo turno.

De acordo com a coluna de Mônica Bergamo na Jornal Folha de S. Paulo, a prefeita disse: "No primeiro turno apoiei o canadidato Anchieta (PSDB) pensando no que fosse melhor para o estado, mas não pude manter o apoio por conta da união com a Suely Campos (Progressistas) à campanha dele e decidi me manter neutra". Anchieta disputava o pleito com Antonio Denarium (PSL). Para o presidente da Assembleia Legislativa, ela teria traído o tucano.

Momentos depois da declaração, Renier invadiu o estúdio e atacou a prefeita. "Ele veio me agredir. Depois que eu saí, ele ainda tentou entrar no meu carro, porque achava que tinha algum celular que havia gravado a agressão", revela Teresa. A prefeita afirmou que registrou o caso na Polícia Federal por considerar que as agressões de Renier estão relacionadas às eleições para governador.

Leia também: Quem é Michelle Bolsonaro, a nova primeira-dama do Brasil

Assista ao vídeo do momento da agressão:




Em um trecho do vídeo é possível ouvir os gritos do deputado: "Você vai pagar, sua vaca. Você é uma pilantra, você é que rouba. Você rouba. Você é uma p... que rouba. Eu vou te prender, sua p.... Você vai ver o que vai acontecer", ameaça.

A prefeitura emitiu uma nota de repúdio. Leia a íntegra:

A Prefeitura de Boa Vista repudia veementemente a agressão cometida por motivações políticas pelo deputado Jalser Renier contra a prefeita Teresa Surita. O deputado Jalser invadiu o estúdio da Rádio Equatorial FM quando a Prefeita concedia entrevista na tarde de hoje, dia 26 de outubro. Em resposta, Teresa Surita denunciou formalmente a agressão sofrida e está tomando todas as medidas legais para que Jalser Renier seja punido criminalmente.

Leia também: Fake news pelo WhatsApp é fenômeno sem precedentes no mundo, diz OEA

Jalser Renier não agrediu apenas a prefeita e cidadã Teresa Surita . Feriu a democracia, fomentando agitação política no momento em que uma chefe do executivo apresentava, ao vivo, informações relevantes para a população de Boa Vista. Feriu o decoro parlamentar, por uma atitude que não está à altura do cargo de Deputado Federal, concedido a ele pela soberania do voto popular. E feriu a imagem da Assembleia Legislativa de Roraima, à qual ele deveria honrar como Presidente em exercício. Aguardamos a decisão da justiça diante deste lamentável episódio e reiteramos o compromisso de nossa gestão com o diálogo aberto com a sociedade, com responsabilidade, respeito e transparência.