Pesquisa Ibope para presidente reafirma liderança de Bolsonaro contra Haddad na reta final das eleições
Arquivo/Agência Brasil
Pesquisa Ibope para presidente reafirma liderança de Bolsonaro contra Haddad na reta final das eleições

Foi divulgada na noite desta terça-feira (23) nova pesquisa Ibope para presidente. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 57% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad (PT) soma 43%.

Esta é a segunda pesquisa Ibope para presidente realizada neste segundo turno e os números captados pelo novo levantamento indicam distância menor entre os dois candidatos do que a verificada no  estudo anterior, divulgado no último dia 15 . Naquela pesquisa, Bolsonaro aparecia com 59%, contra 41% de Haddad.

A proporção de 57% a 43% a favor do candidato do PSL se refere aos votos válidos, o que exclui os brancos e nulos e reproduz o mesmo cálculo feito pela Justiça Eleitoral para definir o resultado final de uma votação. Nos votos totais, Bolsonaro tem 50%, enquanto Haddad soma 37%. Brancos e nulos somam 10% e outros 3% não souberam responder.

O estudo do Ibope também mensurou a rejeição dos dois candidatos que disputam o segundo turno. Os eleitores que disseram não votar em Bolsonaro "de jeito nenhum" representam 40% do total. Já a rejeição do candidato do PT atinge a casa de 41%.

Questionados sobre suas expectativas para o resultado das eleições, 69% disseram acreditar que o candidato do PSL será eleito novo Presidente da República, enquanto  21% acham que Haddad conseguirá virar essa disputa.

Leia também: Nova pesquisa Ibope para governador de SP indica Doria com 53% e França com 47%

Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevista com 3.010 eleitores no período entre a última quarta-feira (17) e esta terça-feira (23). O estudo, desse modo, capta o impacto das denúncias sobre suposto caixa dois que favoreceu a campanha de Bolsonaro , e também as manifestações a favor e contra o candidato do PSL, ocorridas no último fim de semana.

Outras duas pesquisas de intenção de votos já foram disputadas nesta semana. O  estudo do BTG Pactual/FSB apontou vantagem de Bolsonaro contra Haddad com parciais de 60% a 40%. Já  levantamento da CNT/MDA verificou liderança do candidato do PSL com 57% de preferência entre os eleitores, contra 43% de Haddad.

O novo estudo do Ibope mensurou ainda o alcance de mensagens "com críticas ou ataques a algum candidato" pelo WhatsApp. Os resultados a respeito desse levantamento específico ainda não foram divulgados.

A pesquisa Ibope para presidente divulgada hoje foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo e está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07272/2018. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!