Ato relembra vítimas da ditadura militar no Brasil; pesquisa Datafolha mostra temor de brasileiros
Tânia Rêgo/Agência Brasil - 2.5.16
Ato relembra vítimas da ditadura militar no Brasil; pesquisa Datafolha mostra temor de brasileiros

Metade da população brasileira considera haver alguma chance de o País ter uma nova ditadura. O dado consta da pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (18), que mensurou ainda as intenções de voto para a Presidência da República .

Os responsáveis pela pesquisa Datafolha  questionaram a 9.137 eleitores: "Atualmente, você acha que há alguma chance de haver uma nova ditadura no Brasil?". 31% dos entrevistados responderam que "sim, há muita chance", enquanto 19% disseram que "sim, um pouco de chance". Responderam que não há "nenhuma chance" 42% dos entrevistados, enquanto 8% não souberam responder.

Em 2014, o número de eleitores que demonstravam apreensão real quanto à possibilidade de uma nova ditadura no Brasil era bem menor. Segundo levantamento feito em fevereiro daquele ano, também pelo Datafolha, aqueles que viam "muita chance" de isso acontecer representavam apenas 15% da população. O grupo dos que diziam ver "um pouco de chance" representava 24%.

O novo estudo indica que três em cada quatro eleitores que declaram ter a intenção de votar em Fernando Haddad (PT) consideram haver "alguma chance" de nova ditadura. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL), 65% dizem não ver nenhuma possibilidade de isso ocorrer no País.

Mulheres e eleitores de baixa renda (até dois salários mínimos) são os grupos que concentram maior número de pessoas preocupadas com a possibilidade de um novo governo autoritáro no Brasil. Homens e eleitores mais ricos (com renda superior a dez salários mínimos) figuram no pólo oposto.

Leia também: 73% dos brasileiros querem Bolsonaro nos debates, mas ele diz que não vai

Pesquisa Datafolha mostra sulistas mais simpáticos à ditadura

Pesquisa Datafolha mostra que 21% dos brasileiros acham que o governo pode fechar o Congresso Nacional
Abr
Pesquisa Datafolha mostra que 21% dos brasileiros acham que o governo pode fechar o Congresso Nacional

Os pesquisadores também questionaram os entrevistados sobre suas percepções a respeito das realizações da  ditadura militar que governou o Brasil no período de 1964 a 1985. Para 51% dos brasileiros, foram mais realizações negativas do que negativas. Outros 32% afirmaram o contrário: a ditadura militar produziu mais realizações positivas do que realizações negativas. 17% não souberam responder à questão.

Os eleitores do Nordeste são os que mais avaliam o período de ditadura negativamente (58%), enquanto, no Sul, a percepção de que as realizações do regime militar foram mais positivas do que negativas é maioria (41% a 37%).

Leia também: Veja as principais propostas de Bolsonaro e Haddad para os direitos humanos

A pesquisa Datafolha avaliou ainda a percepção dos eleitores a respeito do que eles acham que o governo deve ter o direito de fazer. Um em cada quatro eleitores acha que o governo deve ter direito de proibir greves; 41% acham que o governo pode intervir nos sindicatos; 33% acham que o governo pode proibir a existência de um partido; 23% acham que o governo federal pode censurar jornais, TV e rádio; 21% acham válido o governo fechar o Congresso Nacional; 32% acham que o governo pode prender suspeitos sem a autorização da Justiça; 16% concordam com o governo que tortura suspeitos para tentar obter confissões ou informações; e 43% acham que o governo deve ter o direito de controlar o conteúdo das redes sociais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!