Pesquisa Ibope em São Paulo aponta vitoria de João Doria (PSDB) no segundo turno das eleições para governador
Agência Brasil/Marcos Corrêa
Pesquisa Ibope em São Paulo aponta vitoria de João Doria (PSDB) no segundo turno das eleições para governador

A primeira pesquisa Ibope em São Paulo para o segundo turno divulgada nesta quarta-feira (17) aponta João Doria (PSDB) e Márcio França (PSD) empatados tecnicamente no limite da margem de erro nas intenções de voto das eleições para o governo do Estado , com vantagem de Doria na disputa.

O tucano aparece com 52% enquanto o candidato do PSD tem 48% dos votos válidos, de acordo com o levantamento. Essa é a primeira  pesquisa Ibope em São Paulo  para o segundo turno das eleições 2018 no Estado.

No cálculo de votos válidos, são excluídos os brancos, nulos e indecisos. E é essa a conta que a Justiça Eleitoral faz para divulgar o resultado das eleições. Nos votos totais, Doria segue na frente, com 46%. França tem 42%. Brancos e nulos somam 10% e 2% não soube ou não quis responder. No primeiro turno, Doria teve 31% dos votos válidos e França, 27%.

Leia também: "Doria surfa em qualquer onda", diz França sobre apoio do tucano a Bolsonaro

O instituto também aferiu com os eleitores o potencial de voto e rejeição para governador. Os pesquisadores questionaram: “Para cada um dos candidatos a governador de São Paulo que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele:”

João Doria

Com certeza votaria nele para governador - 27%
Poderia votar nele para governador - 20%
Não votaria nele de jeito nenhum - 32%
Não o conhece o suficiente para opinar - 18%
Não sabem ou preferem não opinar - 3%

Márcio França

Com certeza votaria nele para governador - 26%
Poderia votar nele para governador - 23%
Não votaria nele de jeito nenhum - 20%
Não o conhece o suficiente para opinar - 28%
Não sabem ou preferem não opinar - 3%

Leia também: Doria põe R$ 1,6 milhão do próprio bolso em campanha e espera recursos do PSDB

pesquisa Ibope em São Paulo foi encomendada pelo jornal "Estado de S. Paulo" e a TV Globo. O instituto ouviu 1.512 eleitores em 79 municípios, entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR‐07265/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral (TER)  sob o número SP‐07777/2018. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!