Kim Kataguiri
Reprodução
Kim Kataguiri

Quarto deputado federal mais bem votado em São Paulo, Kim Kataguiri (DEM) anunciou nesta segunda-feira (8) sua candidatura à presidente da Câmara dos Deputados . Conhecido por ser um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), o candidato já adiantou seu desejo de ser o representante dos outros 513 parlamentares que compões a Casa.

Eleito pelo DEM, Kim afirma que pretende chegar à liderança da Casa "com pressão das redes sociais e apoio dos novos parlamentares direitistas”. O atual presidente da Câmara , Rodrigo Maia é do mesmo partido do líder do MBL e foi reeleito na eleição de domingo (7).

Para chegar a Presidência da Câmara, Kim precisará da maioria absoluta (metade mais um dos presentes na sessão de votação que, neste caso, só começa com quórum de ao menos 257 deputados). Se ninguém atingir este número, há segundo turno com os dois mais votados.

Leia também: Tiririca tem sua pior votação, mas conquista 445 mil eleitores e terá 3º mandato

O que faz o presidente da Câmara?

Em 2015, Kim Kataguiri teve a sua imagem ligada ao então presidente da Câmara, Cunha, após posar ao lado dele
Reprodução/Facebook Eduardo Cunha
Em 2015, Kim Kataguiri teve a sua imagem ligada ao então presidente da Câmara, Cunha, após posar ao lado dele

O eleito será considerado o representante da Casa para pronunciar decisões coletivas. Dentre os 513 deputados, é o que vai ter mais visibilidade. O presidente da Casa define a pauta que será discutida e votada em plenário, ou seja, tudo que é votado na Casa passa por ele. Além disso, o presidente da Câmara é o primeiro na linha de substituição do presidente da República. Caso este tenha de se ausentar do país, o líder da Câmara assume o cargo.

O presidente da Casa faz parte do Conselho de Defesa Nacional e do Conselho da República, órgão que decide sobre a decretação de intervenção federal e dos estados de defesa e de sítio. Além disso, ele é responsável pelo encaminhamento das conclusões das comissões parlamentares de inquérito aos órgãos competentes.

Leia também: Janaina Paschoal bate recorde e se torna a deputada estadual mais votada do País

O presidente da Câmara tem direito a carro oficial, motorista e uma mansão como residência oficial, além de um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) à disposição e tem salário igual ao dos demais deputados. Apesar de ser um direito, Kim afirma que pretende abrir mão dos benefícios como parlamentar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!