Apenas uma mulher irá concorrer ao segundo turno nas eleições do dia 28. Fátima Bezerra (PT), que concorre ao cargo de governadora do Rio Grande do Norte, tornou-se a única candidata mulher na disputa ao receber nesse domingo (7) 46, 17% dos votos válidos em seu estado. Fátima é senadora e já foi deputada federal três vezes. Nenhuma mulher conseguiu se eleger em primeiro turno.
Leia também: Janaina Paschoal bate recorde e se torna a deputada estadual mais votada do País
Na votação de ontem, a petista ficou à frente do candidato Carlos Eduardo (PDT). Mas, se ela for derrotada, não haverá mulheres governadoras em nenhum estado, em um país cujo eleitorado é formado majoritariamente por mulheres. Nas eleições de 2014, a atual governadora de Roraima, Suely Campos (PP), foi a única candidata mulher eleita no País. Porém, este ano ela foi derrotada na tentativa de obter a reeleição.
Pelo menos 30 mulheres disputaram o cargo de governadora nas eleições. Dos 26 estados e do Distrito Federal, não houve candidatas do sexo feminino em oito unidades federativas: Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e Rondônia.
Candidata mulher tem dificuldade também na disputa ao Senado
Para o Senado, foram eleitas candidatas como Mara Gabrilli (PSDB), Selma Arruda (PSL), Zenaide Maia (PSL) e Leila do Vôlei (PSB), por São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte e Distrito Federal, respectivamente.
Leia também: PT encolhe e restringe força no Nordeste; com Alckmin, PSDB tem sua pior votação
No total, eram 93 candidatas aos cargos de governadora e senadora, mas apenas cinco foram eleitas. Dos 357 candidatos ao Senado, havia 63 mulheres. Em 2018, as coligações de deputados estaduais, federais e distritais precisavam ter pelo menos 30% de candidatas do sexo feminino. Neste ano e em 2014, a porcentagem ficou na mínima exigida.
Leia também: PT e PSL são os partidos que mais elegeram deputados; veja como ficou a Câmara
Entre as candidatas à Presidência, Marina Silva (Rede) ficou com 1% dos votos. Outra candidata mulher , Vera Lúcia (PSTU) recebeu apenas 0,05% dos votos válidos.