Os 13 candidatos à Presidência da República para as eleições de 2018 possuem páginas nas redes sociais
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Os 13 candidatos à Presidência da República para as eleições de 2018 possuem páginas nas redes sociais

As redes sociais tem sido um espaço muito utilizado pelos presidenciáveis para fazer campanha nas eleições 2018. Um exerce mais influência que os outros, porém candidatos que não aparecem entre os primeiros colocados nas  pesquisas de intenção de votos tem se destacado pelo crescimento de seguidores em seus perfis.

A praticamente duas semanas da votação nas eleições 2018 um levantamento da Airfluencers, empresa de marketing de influência, mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) liderando em número de seguidores nas três principais redes (Facebook, Twitter e Instagram). Somando todas, o presidenciável possui 10,4 milhões de seguidores.

Após o atentado que sofreu em Juiz de Fora (MG), no dia 06 de setembro, Bolsonaro conquistou 202.296 mil novos seguidores no Facebook, entre os dias 06 e 15 de setembro, - essa, aliás, é a rede com maior expressão do candidato. Nos últimos três meses ele registra 16% de aumento de base.

O candidato do PSL já vinha em ascensão de seguidores na semana anterior. Entre os dias 27 de agosto a 05 de setembro, ele conquistou 215.899 mil fãs, com um pico entre os dias 28 e 29 de agosto (111.358), após a entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

No mesmo período de 06 a 15 de setembro, João Amoêdo (Novo) foi o segundo a crescer em número de seguidores, com 152.038 novos fãs nas redes em que se faz presente. Nos últimos 90 dias, Amoêdo aumentou em 124% sua base, que registra 2,5 milhões de seguidores e/ou fãs. O candidato do Novo tem investido em impulsionamento de publicação desde o início da campanha.

Bolonaro e Amoêdo também têm se destacado no número de interações do público com as publicações. O presidenciável do PSL exerce mais influência no quesito de compartilhamento, tendo uma média de 15,2 mil compartilhamentos, nos últimos três meses. Enquanto o candidato do Novo, gera 7,4 mil compartilhamentos, nos últimos 90 dias.

Já em relação aos comentários, Bolsonaro é o que mais gera comentários, média de 7 mil por post nos últimos 90 dias, seguido por Cabo Daciolo, candidato do Patriota, com 1.712 mil comentários.

A Airfluencers ressalta que esses dados são importantse na questão de relevância. O algoritmo do Facebook leva em consideração o número de interação, seja negativa ou positiva. A lógica é: quanto maior for a interação, maior será a exposição no feed de notícias. Segundo a notificação do próprio Facebook, páginas cujos posts promovem conversas entre amigos terão exposição e aumento de tráfego.

Leia também: Propaganda eleitoral e o desafio de superar redes sociais

Já no Twitter, uma das redes sociais que mais permite publicações de texto e que gera conversa, o campeão de publicação, nos últimos 90 dias, é Henrique Meirelles (MDB). Seu perfil registrou 2,5 mil tuítes nos últimos 90 dias. O segundo que mais produz conteúdo nesta rede é Álvaro Dias (Podemos), com 1,5 mil publicações. No entanto, ambos são os que menos geram retuítes, um importante fator sobre exercer influência nos seguidores. A média é de apenas 20 retuítes para cada.

Nessa rede social quem apresenta maior base de seguidores é Marina Silva (Rede Sustentabilidade), com 1,9 milhão de seguidores, e o que mais gera retuítes é Jair Bolsonaro, com 2,5 mil compartilhamentos de suas publicações.

A Airfluencers destaca ainda perda de seguidores no Twitter de alguns candidatos. Entre os presidenciáveis, Álvaro Dias foi o que registrou maior queda, perdendo 43,7 mil perfis entre os dias 11 e 12 de julho, e Marina Silva é a segunda a registrar maior queda, com 37,7 mil seguidores a menos entre os dias 12 e 13 de julho.

Contudo, Marina tem recuperado seguidores de forma tímida, porém voltou a registrar queda de 1%, enquanto Dias continua em declínio de 15%. 

Entre os dias 17 e 19 de setembro, a Airfluencers analisou 500 mil posts no Twitter. Desses, citaram 181.563 mil vezes “Bolsonaro”, 106.999 mil mencionaram “Haddad” e 45.889 marcaram “Ciro”. Alckmin é mencionado 30.091 mil vezes.

Eleições 2018 no Instagram

Eleições 2018: Bolsonaro move maior volume de associação de votos e se consolida estável, seguido por Haddad
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Eleições 2018: Bolsonaro move maior volume de associação de votos e se consolida estável, seguido por Haddad

No Instagram, plataforma focada em fotografias e hashtags, o que mais fez postagens nos últimos 90 dias foi Guilherme Boulos (PSOL), com 1 mil posts, seguido de Álvaro Dias, com 691.

Após o atentado contra Jair Bolsonaro , o seu perfil no Instagram conquistou mais de 437 mil seguidores, o segundo que mais cresceu depois desse fato foi Ciro Gomes (PDT). No período de 06 a 15 de setembro, o candidato do PDT obteve 80.840 mil novos perfis. Hoje, Ciro tem 340 mil seguidores.

De acordo com a análise da Airfluencers, Jair Bolsonaro continua movendo o maior volume de associação de votos e consolidando como estável, seguido pelo Fernando Haddad (PT), que cresce expressivamente. A #elenao foi citada 28.855 vezes.

Para cada cenário, é desenvolvido um grid de pontuação: somam-se os quadros de favoritismo, aceitação, associação de votos e subtraí o quadro negativo (medo, rejeição e comentários negativos).

Tendo esses pontos avaliados entre 8 a 15 de setembro durante a campanha das eleições 2018 , a performance dos presidenciáveis nas redes sociais forma o seguinte ranking: 1 - Jair Bolsonaro, 2 - Fernando Haddad, 3 - Ciro Gomes, 4 - Geraldo Alckmin e 5 - João Amoêdo.

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