Pesquisa Datafolha mostra Jair Bolsonaro na liderança e confirma Haddad em alta; petista está empatado com Ciro
iG Arte/Agência Brasil
Pesquisa Datafolha mostra Jair Bolsonaro na liderança e confirma Haddad em alta; petista está empatado com Ciro

Foi divulgada, na madrugada desta quinta-feira (20), a mais nova pesquisa eleitoral do instituto Datafolha. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança isolada, e oscilou dentro da margem de erro, indo de 26% para 28%. Já Fernando Haddad (PT) manteve a tendência de outras pesquisas e subiu de 13% para 16%.

Leia também: Pesquisa Ibope: Bolsonaro se mantêm líder, e Haddad sobe 11 pontos

Diferente de outros levantamentos, no entanto, o petista teve alta mais discreta e ficou tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT), que tem a preferência de 13% do eleitorado. Geraldo Alckmin (PSDB), por sua vez, se manteve estagnado na pesquisa Datafolha , com 9% das intenções de voto. E Marina Silva (Rede) oscilou dentro da margem de erro, com 7%.

Confira, abaixo, os números divulgados pelo levantamento:

Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 16%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Marina Silva (Rede): 7%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
João Amoêdo (Novo): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Vera Lúcia (PSTU): 1%
Guilherme Boulos (Psol):1%
Brancos e nulos: 12%
Não souberam ou não responderam: 5%

Leia também: Bolsonaro contradiz Paulo Guedes e afirma que não pretende recriar a CPMF

Os candidatos João Goulart Filho (PPL), Cabo Daciolo (Patriota) e José Maria Eymael (DC) não alcançaram a marca de 1% das intenções de voto e, por isso, não aparecem nas pesquisas.

Em possíveis cenários de segundo turno, Ciro Gomes apareceu como o único que, se as eleições 2018 fossem hoje, venceria Jair Bolsonaro. Ele alcançou 45% das intenções de voto, contra 39% do candidato do PSL. Haddad ficaria empatado com Bolsonaro, cada um 41%. Já Geraldo Alckmin e Marina Silva ficaram no empate técnico com o deputado.

O instituto também pesquisou a rejeição aos candidatos . Bolsonaro seguiu com o maior índice, oscilando de 44% para 43%. Marina Silva é a segunda mais rejeitada, com 32%. Já Fernando Haddad viu seu índice subir de 26% para 29%. Geraldo Alckmin marcou 24% e Ciro Gomes 22%.

Leia também: Pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Skaf e Doria na corrida por SP

Registrada sob o número BR-06919/2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa Datafolha  ouviu 8.601 pessoas em 323 municípios brasileiros entre os dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e a pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!