Tamanho do texto

No cenário sem o ex-presidente, o candidato do PSL lidera com 22% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (16%) Ciro (10%) e Alckmin (9%)

Pesquisa Datafolha sobre os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018 colocou Lula na liderança
iG São Paulo
Pesquisa Datafolha sobre os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018 colocou Lula na liderança

A pesquisa Datafolha sobre os candidatos à Presidência nas Eleições 2018 divulgada nesta quarta-feira (22) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , preso desde abril e com a candidatura contestada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como líder da corrida eleitoral e hoje concentra 39% das intenções de voto.

Leia também: Pesquisa Ibope: Lula lidera intenções de voto e abre vantagem sobre Bolsonaro

 O ex-presidente é seguido pelo candidato do PSL, Jair Bolsonaro, que tem 19% da preferência dos eleitores. A pesquisa Datafolha  coloca três candidatos tecnicamento empatados na briga pela terceira colocação Marina Silva (Rede), com índice de 8%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 6% e Ciro Gomes (PDT), com 5% das intenções de voto. 

Alvaro Dias (Podemos) alcançou o índice de 3% e João Amoedo (Novo), ficou com a marca de 2%. Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota), Vera (PSTU) e Guilherme Boulos (PSOL) atingiram a marca de 1% de intenções de voto. Os demais candidatos não atingiram o índice mínimo. Brancos e nulos somam 11% e 3% dos eleitores afirmaram não saber em quem vão votar.

Pesquisa Datafolha traz cenário sem Lula

Pesquisa Datafolha também imaginou um cenário sem a presença do ex-presidente Lula nas eleições
Reprodução/Youtube/PT
Pesquisa Datafolha também imaginou um cenário sem a presença do ex-presidente Lula nas eleições

O Instituto Datafolha também imaginou um cenário sem a presença do ex-presidente Lula nas eleições, uma vez que a candidatura do petista pode ser ipugnada pela Lei Ficha Limpa. No lugar de Lula, o levantamento utilizou o nome de Fernando Haddad, registrado com candidato à vice-presidente na chapa do PT e possível substitudo de Lula na corrida presidencial.

Leia também: Medo de vaias faz candidatos calcularem passos e percorrerem apenas seus redutos

Neste cenário, Jair Bolsonaro fica na liderança com 22% das intenções de voto, seguido de perto por Marina Silva, com 16%. Ciro Gomes atingiu a marca de 10% e estaria tecnicamente empatado com Geraldo Alckmin, que ficou com 9%.

Fernando Haddad atingiu o índice de apenas 4%, mesma marca de Alvaro Dias. João Amoedo e Henrique Meirelles ficaram com 2%, seguidos por Vera, Cabo Daciolo, Boulos e João Goulart Filho, todos com 1% das intenções de voto.

Na pesquisa Datafolha , sem o nome de Lula, o número de brancos e nulos dobra, chegando a marca de 22%. Dobra também o número de indecisos, que atingem a marca de 6% neste cenário.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.