Tamanho do texto

Marina Silva, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Alvaro Dias estão empatados tecnicamente; sem o ex-presidente, candidato do PSL assume liderança

Novo levantamento para as Eleições 2018 indica empate técnico na terceira colocação entre quatro candidatos
iG São Paulo
Novo levantamento para as Eleições 2018 indica empate técnico na terceira colocação entre quatro candidatos

A pesquisa Ibope sobre os candidatos à Presidência nas Eleições 2018 divulgada nesta segunda-feira (20) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , preso desde abril e com a candidatura contestada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como líder da corrida eleitoral e hoje concentra 37% das intenções de voto.

Lula é seguido pelo candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, que tem 18% da preferência dos eleitores. O novo levantamento para as Eleições 2018  indica empate técnico na terceira colocação entre a candidata da Rede, Marina Silva (6%), o candidato do PDT, Ciro Gomes (5%), o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin (5%) e o candidato do Podemos, Alvaro Dias (3%).

Eymael (DC), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) têm 1% cada um. Já os candidatos Cabo Daciolo (Avante), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não atingiram nem 1% das intenções de votos. A margem de erro da pesquisa CNT/MDA é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Brancos e nulos somam 16% e não sabe ou não respondeu atingiram 6%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Esse é o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Leia também: Lula abre margem para Bolsonaro e cenário sem petista é de indefinição, diz CNT

Eleições 2018 com Haddad candidato

Haddad só alcança a quinta posição das intenções de votos; Jair Bolsonaro assume a lidarança
Divulgação
Haddad só alcança a quinta posição das intenções de votos; Jair Bolsonaro assume a lidarança

Apontado como o possível substituto de Lula, caso o ex-presidente tenha a candidatura impugnada, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) alcança o quinto lugar nas intenções de votos, de acordo com o Ibope . Atual vice na chapa petista e destacado como porta-voz de Lula durante a campanha, Haddad receberia 4% dos votos.

Em primeiro lugar, o candidato do PSL se destaca com 20%, Marina Silva vem em seguida com 12%, Ciro Gomes alcança 9%, Geraldo Alckmin (7%) e, em sétimo lugar, Alvaro Dias com 3%. Todos os outros candidatos no cenário com Haddad atingem 1% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 29% e não sabe ou não respondeu atingiram 9%.

Leia também: Medo de vaias faz candidatos calcularem passos e percorrerem apenas seus redutos

A pesquisa Ibope  sobre a intenção de votos para as Eleições 2018 foi realizada entre os dias 17 e 19 de agosto e ouviu 2002 eleitores em 142 municípios. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é o nº BR‐01665/2018.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.