PGR defende recebimento de denúncia contra deputado Jair Bolsonaro por racismo e manifestação discriminatória
Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil - 22.06.2016
PGR defende recebimento de denúncia contra deputado Jair Bolsonaro por racismo e manifestação discriminatória

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28) em que rebate as alegações da defesa do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) sobre as declarações feitas pelo político durante o exercício da função em abril do ano passado contra indígenas, refugiados e quilombolas. Segundo a procuradora-geral, a denúncia contra Bolsonaro deve ser aceita pelo STF - ao contrário do que diz a defesa, que argumenta ser "apenas  opinião política". 

O parecer de Dodge enviado à Corte aponta que o discurso do deputado, mesmo no contexto pretensamente jocoso que ele busca empregar e defender, "ultrapassam a liberdade de pensamento e transbordam para o conteúdo discriminatório e preconceituoso dos grupos aos quais ofende". De modo, a procuradora-geral defende que a denúncia contra Bolsonaro é válida, uma vez que se adequa aos núcleos contidos no Artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, como “praticar”, “induzir” e “incitar” a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Ainda no documento, a PGR destaca que a denúncia narra os fatos "de maneira tão clara e concisa, que permitiu à defesa compreender toda a acusação e rechaçar pontualmente seu mérito", rebatendo a tentativa da defesa de inserir as declarações racistas em contexto de manifestação política e, consequentemente, acobertadas pela imunidade parlamentar. 

“Essa é a comprovação de que a denúncia é absolutamenta apta”, sustenta. 

Por fim, Dodge lembra que a denúncia não precisa conter todos os trechos do discurso do parlamentar para demonstrar as condutas praticadas – também conforme sustenta a defesa do deputado. No entendimento da procuradora-geral, os trechos do discurso inseridos na acusação são suficientes para demonstrar a prática, a indução e a incitação de discriminação e preconceito a uma plateia com mais de 300 ouvintes.

Relembre causa da denúncia contra Bolsonaro por racismo

Durante discurso que durou pouco mais de uma hora, o deputado federal, em abril de 2017, falou sobre comunidades quilombolas de maneira depreciativa, referindo-se a elas como seres inferiores, inúteis e preguiçosos, igualando-os a mercadoria, também citando estrangeiros (que poderiam se envolver em práticas de guerrilha e luta armada).

Leia também: Bolsonaro e Marina estão empatados na disputa pela Presidência, diz Ibope

As declarações do deputado ocorreram em palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril do ano passado. Na denúncia contra Bolsonaro , apresentada em abril deste ano, a PGR afirma que ele utilizou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais. Neste sentido, Raquel Dodge avalia a conduta do parlamentar como ilícita, inaceitável e severamente reprovável. Segundo a PGR, a Constituição garante a dignidade da pessoa, a igualdade de todos e veda expressamente qualquer forma de discriminação. O relator do caso no STF é o ministro Marco Aurélio Mello. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!