Presidente Michel Temer Temer, que tem 77 anos de idade, é o presidente mais velho da história do Brasil
Beto Barata/PR - 16.08.2017
Presidente Michel Temer Temer, que tem 77 anos de idade, é o presidente mais velho da história do Brasil

O presidente da República, Michel Temer, sentiu um mal-estar no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (25) e foi encaminhado ao centro cirúrgico do Hospital do Exército em Brasília.  Ele recebeu alta por volta das 20h. De acordo com a assessoria do governo, "ele passa bem e, seguindo orientação médica, irá repousar em casa". O Presidente da República foi submetido a uma sondagem vesical de alívio por vídeo. 

Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência, o mal-estar sentido por Temer  foi uma questão urológica e não tem relação alguma com o diagnóstico de  obstrução parcial de uma artéria coronária, noticiado pela imprensa no início do mês

"O presidente teve um desconforto no fim da manhã de hoje e foi consultado no departamento médico do Palácio do Planalto", diz a nota. "O médico de plantão constatou uma obstrução urológica e recomendou que fosse avaliado no Hospital do Exército, onde se encontra para realização de exame e devido tratamento", explica o texto oficial.

Esse episódio acontece em meio a uma tarde de tensão para o presidente da República, que enfrenta, nesta quarta, a votação, no plenário da Câmara dos Deputados, da segunda denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele. 

Leia também: "Congresso tem mostrado grande maturidade", diz Gilmar durante votação na Câmara

Mais cedo, o líder do governo na Câmara, Agnaldo Ribeiro (PP-PB), disse que o presidente passou por exames, mas que os trabalhos na Casa devem ser retomados. A denúncia contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) aponta os crimes de obstrução da Justiça e organização criminosa.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, reafirmou que o presidente sentiu uma indisposição renal e foi ao hospital para realizar exames. Ainda de acordo com o ministro, Temer lhe telefonou diretamente do Hospital do Exército, disse que está bem e que logo deixará o centro cirúrgico.

Viagem a São Paulo

Um avião está sendo preparado, na Base Aérea de Brasília, para levar o presidente a São Paulo, caso seja necessário. Assessores do Planalto afirmam que tratar-se do procedimento padrão.

Afinal, o médico de Temer, Roberto Kalil Filho, do Hospital Sirio-Libanês, da capital paulista, está em São Paulo, em contato com os profissionais que tratam o peemedebista em Brasília.

Denúncia

Temer, Padilha e Moreira Franco são acusados pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de integrar organização criminosa  junto a outros integrantes do chamado "quadrilhão do PMDB na Câmara ". Também são denunciados por esse crime os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-assessor da Presidência Rodrigo Rocha Loures.

O presidente também é acusado de praticar crime de tentativa de obstrução à Justiça ao lado do empresário Joesley Batista. A acusação se refere ao episódio de suposta tentativa de compra do silêncio do lobista Lúcio Funaro.

* com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!