Recibos do pagamento de aluguel apresentados pela defesa de Lula têm sido alvos de questionamentos
Reprodução
Recibos do pagamento de aluguel apresentados pela defesa de Lula têm sido alvos de questionamentos

O juiz federal Sérgio Moro cobrou que a defesa do  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "esclareça expressamente" se possui os originais dos recibos de pagamento de aluguel do apartamento locado pela ex-primeira-dama Marisa Letícia em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Os documentos foram entregues no fim do mês passado pela defesa do ex-presidente no âmbito de ação penal da Lava Jato que apura supostas vantagens indevidas pagas pela Odebrecht.

Moro decidiu na tarde desta segunda-feira (9) que irá aguardar até cinco dias para  Lula  se manifestar sobre a existência dos recibos originais. Só depois o juiz deverá decidir sobre a realização de perícia pedida pelo Ministério Público Federal em incidente de falsidade apresentado à Justiça na semana passada .

"Intime-se a defesa de Luiz Inácio Lula do presente incidente, para manifestação em cinco dias e igualmente para esclarecer se tem provas a requerer quanto ao incidente. Deverá esclarecer expressamente se dispõe dos originais dos recibos e, se positivo, depositá-los em secretaria", escreveu o magistrado em seu despacho.

Na última sexta-feira (6), a força-tarefa de procuradores da Lava Jato cobrou a realização de perícia alegando que os recibos entregues pela defesa do petista são "ideologicamente falsos".

Os procuradores justificaram as suspeitas alegando que o dono do imóvel, o empresário Glaucos da Costamarques, afirmou que estava internado no Hospital Sírio-Libanês , em São Paulo, quando foi instado a assinar os documentos de uma vez só. O MPF também afirmou que "não há fluxo financeiro em favor de Glaucos" que seja compatível com o recebimento de aluguel e que o próprio empresário admitiu em depoimento a Moro que só passou a receber pela locação do apartamento à ex-primeira-dama Marisa Letícia em dezembro de 2015.

Além de pedir a realização de perícias para "verificar se houve adulterações e/ou montagens desses recibos", a Procuradoria também solicitou a oitiva do contador João Muniz Leite, apontado pelo dono do apartamento como o responsável por levar os recibos a ele no Hospital Sírio-Libanês.

Leia também: MPF pede para tribunal aumentar pena imposta a Lula no caso tríplex

Defesa

Em nota divulgada na semana passada, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que os recibos são "idôneos". "A realização de perícia nos recibos irá demonstrar que eles são idôneos e que foram assinados pelo proprietário do imóvel, dando quitação dos aluguéis à D. Marisa, que contratou a locação."  

Os advogados do ex-presidente também voltaram a criticar a atuação do MPF, acusado de usar "tática ilusionista". "O questionamento do MPF é uma tática ilusionista de quem não conseguiu provar que valores provenientes de contratos da Petrobras beneficiaram o ex-Presidente Lula."

O uso do apartamento nº 121 do residencial Hill House, em São Bernardo do Campo, é alvo de ação penal da Lava Jato. O MPF alega que, assim como terreno comprado para sediar o Instituto Lula, o imóvel no ABC Paulista foi oferecido ao ex-presidente como contrapartida paga pela Odebrecht em troca da atuação do ex-ministro Antonio Palocci a favor da empreiteira.

Leia também: "STF deve evitar decisões populistas", diz Gilmar Mendes sobre o caso Aécio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!