Michel Temer e Mariano Rajoy defenderam a aproximação entre o Mercosul e a União Europeia
Antonio Cruz/Agência Brasil - 24.4.2017
Michel Temer e Mariano Rajoy defenderam a aproximação entre o Mercosul e a União Europeia

Durante visita do chefe de governo espanhol Mariano Rajoy ao presidente Michel Temer (PMDB) nesta segunda-feira (24), Brasil e Espanha firmaram uma série de acordos visando à cooperação bilateral nas áreas de desenvolvimento, economia e comércio, infraestrutura, transporte, recursos hídricos e diplomacia.

Leia também: Conforme projeções, Macron e Le Pen irão disputar o segundo turno na França

“Esse ato representa um terceiro grande momento dos investimentos espanhóis em nosso país”, disse Michel Temer . Ele e Rajoy destacaram a importância das reformas estruturais nos dois países e disseram que atuarão em favor da aproximação entre o Mercosul e a União Europeia.

O peemedebista comparou a situação dos dois países no que se refere à implementação de reformas. “A Espanha e o Brasil viveram e vivem momentos semelhantes. Ouvi de Sua Excelência [o presidente Rajoy] relato referente às grandes reformas feitas na Espanha, em um momento em que [aquele país] enfrentava problemas seríssimos na economia, no ajuste de contas e no tocante ao emprego”, disse Temer, ao destacar a “similitude” entre as realidades brasileira e espanhola.

Em seu discurso, Rajoy felicitou o presidente brasileiro pelas reformas que estão sendo implementadas, ressaltando que  “a médio prazo, a seriedade na questão dos assuntos públicos sempre é recompensada. A criação de um marco adequado para que a iniciativa privada possa florescer com previsibilidade de segurança jurídica, mas também de sustentabilidade das contas públicas é a chave para que nossas sociedades possam prosperar”.

Segundo Rajoy, “o governo brasileiro tem planos muito ambiciosos para sua economia, à altura do seu imenso potencial, e estou convencido que essa é uma oportunidade para incrementar a presença das empresas espanholas no país e potencializar nosso comércio”.

Leia também: Temer diz que casos de corrupção não irão paralisar o País

Esta é a primeira visita de um chefe de governo espanhol ao Brasil em nove anos. Isso porque, na Espanha , o chefe de governo é o presidente, eleito pelos deputados, e que exerce papel similar ao de primeiro-ministro. Já o chefe de Estado é o rei (o então rei da Espanha, Juan Carlos I, esteve no Brasil em 2012).

Mercosul e União Europeia

Outro ponto abordado foi a relação entre Mercosul e União Europeia. “O presidente espanhol se dispôs mais uma vez a dizer que a Espanha vai colaborar enormemente para a finalização desse acordo”, disse Temer. A afirmação foi reforçada por Rajoy, para quem os dois países estão “convencidos da necessidade de avançar na relação entre Mercosul e União Europeia. A Espanha continuará sendo uma avaliadora desse acordo”.

A situação da Venezuela, onde protestos a favor e contra o governo Nicolás Maduro tem resultado em conflitos, também foi comentada pelo chefe de governo espanhol. “A situação nos preocupa profundamente”, disse Rajoy, para quem a solução para a Venezuela deve passar “inevitavelmente pela devolução da palavra ao povo depositário da soberania nacional”.

Nos acordos assinados hoje pelos dois chefes de governo, busca-se, por meio da implementação de cooperações econômicas, remover obstáculos para o desenvolvimento do comércio exterior entre o Brasil e Espanha. Já o acordo na área de recursos hídricos prevê atividades como a revitalização da Bacia do São Francisco e o compartilhamento de experiências de conservação de recursos naturais, desenvolvidas pela empresa Itaipu Binacional, que opera a hidroelétrica do mesmo nome.

Outro acordo é o memorando de infraestrutura e transporte, que estabelece possibilidades de cooperações visando ao controle de qualidade na construção de estradas, gestão de transporte rodoviário, tecnologias a serem aplicadas no setor ferroviário, e a modernização de marcos regulatórios relativos a portos e transporte aéreo.

Leia também: Em meio a incertezas provocadas pelo Brexit, União Europeia celebra 60 anos

Por fim, Michel Temer e Rajoy assinaram uma declaração conjunta sobre cooperação para o desenvolvimento que dará continuidade à colaboração bilateral em áreas como energias renováveis, igualdade racial e melhoria da qualidade de vida de famílias vulneráveis na região semiárida do Brasil. Também foi assinado um acordo de cooperação entre as escolas diplomáticas dos dois países.


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!