Mulher foi espancada por filha adotiva
Reprodução/O Globo
Mulher foi espancada por filha adotiva


A Justiça do Rio converteu em preventiva a prisão em flagrante de uma mulher acusada de maus tratos a sua mãe adotiva, de 83 anos. Policiais Civis da 13ª DP foram ao apartamento da idosa, em Copacabana, Zona Sul do Rio, após serem acionados para verificarem uma denúncia de violência doméstica. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram a casa com itens jogados no chão, e ao perguntarem para a idosa se ela sofria agressões de sua filha, a mãe negou após a suspeita apertar seu ombro de forma violenta. Os policiais também ouviram de vizinhos que já havia acontecido outros episódios de maus-tratos, como a filha ter vendido alimentos de casa para comprar drogas, deixando a mãe sem comida em casa.

A mulher foi indiciada por crime de descriminação da pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, previsto Estatudo do Idoso. O indiciamento ainda prevê o agravante pela vítima estar sob cuidados e responsabilidade da filha.

Um vídeo gravado por uma testemunha mostra a idosa chorando na cadeira de rodas com um dos pés feridos e uma mancha de sangue próximo. Nas imagens, que seriam enviadas a um familiar, uma pessoa fala que irá denunciar o caso.

"No presente caso, verifica-se que o comportamento da custodiada com relação à vítima tornou-se cada vez mais agressivo, o que deixa claro o desrespeito e descaso não apenas com a ofendida, mas com as proibições impostas pela lei, dando a certeza de que nada pode ser feito para impedir suas condutas. Assim, a decretação de medidas cautelares diversas da prisão não se mostrariam suficientes para impedir a continuidade do comportamento violento e agressivo da indiciada", afirma a decisão da juíza Mariana Tavares Shu, que determinou a prisão preventiva da mulher.

Para a polícia, a filha adotiva afirmou  já ter sido condenada na Itália a seis anos de prisão por crimes de maus tratos contra a mãe. No país europeu, ela cumpriu dois anos de pena e, após ser liberada, voltou ao Brasil em 2021 e a morar com a idosa.

Segundo relatos de testemunhas na investigação da Polícia Civil, a mulher é usuária de drogas e tem doenças psiquiátricas. Uma vizinha da idosa contou em seu depoimento que na última segunda-feira presenciou a filha jogando uma faca em direção das costas da mãe e depois buscou um pedaço de madeira no quarto para ameaçar a idosa. A testemunha ainda conta que ouve diariamente discussões entre as duas, já observou a idosa com hematomas pelo corpo e soube de uma ex-funcionária de episódios em que a filha puxou o cabelo da mãe e deu socos em seu braço.


Uma funcionária da idosa contou aos policiais que a filha recentemente adotou um cão e o atiça para atacar a mãe idosa. Ela também diz ter presenciado um episódio em que a mulher jogou um copo com aguá em direção a mãe nas últimas semanas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram  e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!