A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira, uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína . A ação está sendo feita no Brasil e em Portugal.
Os agentes cumprem 46 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva em cinco estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Rondônia) e nas cidades portuguesas de Porto e Braga.
A investigação, apelidada de Operação Descobrimento, começou em fevereiro de 2021, quando 595 quilos de cocaína foram encontrados na fuselagem de um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, que havia pousado no aeroporto internacional de Salvador.
"A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo)", informou a PF.
As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador/BA e pela Justiça portuguesa.