As polícias Civil e Federal apreenderam em Itaguaí, no Rio de Janeiro, drogas escondidas em mangas que seriam exportadas para a Europa. Segundo a investigação, o material pertence à organização criminosa do litoral de São Paulo.
Os criminosos pertenceriam a uma das maiores quadrilhas especializadas em tráfico internacional de drogas da América do Sul para a Europa. Na ação foram presos três pessoas tentando fugir da polícia e com eles apreendidos uma pistola.
A quantidade de drogas ainda está sendo contabilizada pelos agentes. Na Europa o cloridrato de cocaína custa cerca de R$ 30 mil por quilo. A ação foi articulada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil do Rio de Janeiro e Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal – Rj.
O esquema, segundo a investigação, funcionava com o transporte da droga vinda de outros estados em fardos de açúcar. Depois era escondida em mangas envolvidas em plástico para serem exportadas para a Europa.
Os criminosos ainda usavam um contêiner refrigerado para dificultar a fiscalização das autoridades devido à logística de se retirar o material em local próprio.
Em 2005, a Operação Caravelas desarticulou outra quadrilha que pretendia exportar para a Europa cerca de 1,7 tonelada de cocaína escondida dentro de peças de bucho de boi.