Vereador em Duque de Caxias, Joaquim Quinzé foi morto
Reprodução
Vereador em Duque de Caxias, Joaquim Quinzé foi morto

Em um intervalo de seis meses, dois vereadores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense , foram assassinados e tiveram suas vagas na Câmara assumidas por suplentes. O ex-policial Joaquim José Quinze Santos Alexandre, o Quinzé, foi morto a tiros na noite do último domingo. No lugar dele, assumiu Elson da Batata (PL).

Em março, o vereador Danilo Francisco da Silva (MDB), conhecido como Danilo do Mercado, e o filho dele, Gabriel da Silva, de 25 anos, foram executados em plena luz do dia. Quem assumiu a cadeira do parlamentar foi a filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, Fernanda Costa.

O vereador Quinzé, de 66 anos, foi morto na estrada São João-Caxias, no limite entre Caxias e São João de Meriti, de acordo com a Polícia Militar. Ainda não há informações sobre a autoria ou o motivo do crime.

De acordo com o relato de testemunhas, o parlamentar foi ao local visitar uma pessoa e, ao sair do carro, foi baleado por um homem que estava em um veículo branco.

Já o vereador Danilo do Mercado e seu filho foram mortos na Praça Jardim Primavera. A necrópsia apontou que o político foi atingido por três disparos de fuzil calibre 7,62. O filho dele também teria levado pelo menos três tiros, todos na cabeça. Segundo testemunhas, a dupla foi morta por homens usando balaclavas, em plena luz do dia.

Danilo do Mercado era investigado em inquéritos que apuravam mortes, formação de milícia e grupo de extermínio, grilagem de terras, extorsão e ameaça. A Polícia Civil suspeitava que ele havia sido o mandante dos assassinatos de duas pessoas: Isaaque Almeida de Lima e Alex Silva de Bem, mortos em julho de 2020.


Segundo as investigações, o grupo dominado por ele teria tentado comprar um terreno de propriedade de uma das vítimas. Depois que a vítima se recusou a vender o terreno para o vereador, passou a ser ameaçada de morte por Danilo. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense investiga as mortes dos dois políticos.

Desde 2018, já foram assassinados 25 políticos assassinados no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a polícia, boa parte dos crimes tem relação com disputas que envolvem milícias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!