Moradores da comunidade de Paraisópolis , na zona sul de São Paulo , relatam agressões, ameaças e invasões de propriedades por policiais militares desde a segunda semana de junho.
Vídeos compartilhados nas redes sociais e divulgados pelo portal UOL mostram um homem deitado no chão e pedindo para que os policiais parem a abordagem. Outra gravação mostra os agentes abordando e obrigando três jovens negros a sentarem no chão e, segundo a publicação, eles seriam menores de idade.
A Secretaria Estadual da Segurança Pública disse que irá analisar as imagens enviadas pelo portal. "Toda denúncia pode ser registrada na corregedoria da PM, que está à disposição para apurar os fatos".
O UOL foi até o local conversar com 12 moradores, que relataram presença forte dos policiais na região, medo e abusos por parte dos militares.
A Secretaria afirmou que a operação tem como objetivo "intensificar o policiamento na região", mencionando o número de detidos e quantidade de drogas encontradas na comunidade.
"Mais de 100 quilos de drogas foram apreendidos, 187 veículos vistoriados e três armas retiradas das ruas", disse a pasta, em nota.